Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Foi fito a abertura da grandiosa festa em louvor ao Padroeiro de Olho d’Água Senhor dos Passos
Foi realizado na noite deste sábado dia 29 de julho de 2023, um sincretismo religioso ou seja, tudo feito pelos leigos, sem a presença de autoridade da Igreja. Com a abertura em grande estilo, da festa em hora ao nosso glorioso Padroeiro Senhor dos Passos da Comunidade de Olho d’Água.
Costumeiramente as festas do Padroeira de nossa comunidade, eram feitas quermesse e leilão, porém, com a pandemia foi afastado esses habitos, por conta da não aglomeração de pessoas. Então surgiu a ideia dos festeiros distribuir nas residências um envelope para cada morador, pedindo a eles uma doação em dinheiro. Nós inovamos, distribuimos os envelopes com a programação de recebimento prevista para o dia 29/7, com um encontro de Reis e uma grande quermesse. O tríduo acontecerá a partir da quinta-feira dia 5, em todas as noites haverá quermesse.
Inicialmente às 20:00 horas foi feito a entrada dos celebrantes com os festeiros Oclides, Carol e Darli conduzindo a frente a Bandeira de Senhor dos Passos. Foi uma grande celebração do Culto pelo grupo Homens do Terço da Paróquia Santo Antônio de Condeúba.
Participaram da celebração os irmãos Hélio foi o comentarista. Paulo Henrique o dirigente. José de Fernando fez a primeira leitura. José Alves leu o Salmo. Bolivar fez a segunda leitura. Eduardo fez as preces. José Ernesto proclamou a palavra e fez a reflexão. Fizeram a nimação Kawane Silveira cantando e tocando violão, Reinaldo cantando, Antônio Barbosa tocando sanfona e Dão de Solteiro fazendo a percussão.
Nos avisos finais, Oclides em nome dos outro festeiros fez uso da palavra para agradecer primeiramente a Deus pelo dom da vida, depois a todos da comunidade que abraçaram a causa para promover essa grande festa que está acontecendo aqui hoje, por último, agradeceu também a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social que nos deu um grande apoio.
Pela ordem, foi chamada em frente ao Altar a Sra. Marinaldo Batista (Naná) com seu esposo Odílio da Silveira e seu filho Micael Silveira. Naná estava aniversariando e toda a assembleia fez uma oração pra ela e em seguida cantou os parabéns.
Após a benção final, foi liberado o funcionamento da quermesse, assim como também anunciado as três Frotas de Reis, a que fez a abertura foi a do Olho d’Água e Higino que tem como líder Antonio de Beca. Em seguida foi a vez do pessoal da Cerquinha que cantaram com muita animação. Por último, fizeram o encerramento a Frota do Olho d’Água liderada pelo Sr. Juvenal Pardinho.
Fotos: Oclides/JFC
Comentários