Para onde vai o dinheiro arrecadado com as loterias?
Você acredita que as loterias usam o dinheiro da venda de bilhetes para financiar serviços públicos, mas não tem certeza? Pois bem, em poucas palavras, o dinheiro arrecadado por loterias vai para alguns lugares diferentes. Parte do valor do seu bilhete é usado para financiar programas de saúde e educação estaduais. Porém, antes que a loteria pague qualquer coisa a esses programas, ela faz diversas deduções. Essas deduções cobrem os custos de funcionamento, bem como os pagamentos aos vencedores dos prêmios. Provavelmente você suspeita que as coisas não são tão simples assim e agora quer saber os detalhes, certo? Então, continue lendo.
Quem administra as loterias?
Vamos cobrir alguns princípios básicos primeiro. Todas as informações que compartilhamos a seguir são baseadas nas loterias americanas – que são utilizadas como modelo para outras loterias ao redor de todo o mundo. Você provavelmente sabe que nos EUA, estados individuais realizam loterias. Como as loterias estaduais não precisam manter os seus acionistas satisfeitos, elas podem usar seus lucros para o bem dos residentes do estado. Além do Alabama, Alasca, Havaí, Nevada e Utah, todos os estados possuem loterias. Embora as loterias sejam estatais, alguns estados, incluindo Nova Jersey, terceirizaram toda ou parte da gestão de suas loterias para empresas privadas.
Custos de administração
Como seria de esperar, em qualquer negócio existem custos relacionados às suas operações e as loterias não são diferentes. No geral, as loterias incorrem em tipos de despesas semelhantes nesta categoria, incluindo:
• Marketing e publicidade. Como o negócio de uma loteria é a venda de bilhetes, ela incorre em custos de marketing e publicidade na promoção das vendas.
• Despesas com jogos instantâneos. Os bilhetes instantâneos (ou raspadinhas) são itens físicos, portanto há um custo associado à impressão deles.
• Custos de locação. As loterias ocupam instalações e alugam equipamentos como parte de suas operações.
Então, essa é uma ideia geral do tipo de despesas envolvidas na gestão de uma loteria. Estas despesas tendem a representar uma proporção modesta das vendas de bilhetes.
Comissões e Taxas
A maioria das loterias não possui instalações de vendas online, e mesmo aquelas que possuem e permitem que você aposte na Powerball online, por exemplo, ainda contam com uma rede de varejistas licenciados para vender bilhetes ao público. Geralmente, os varejistas ganham uma comissão de cerca de 6% por cada bilhete que vendem. Assim, além de pagar comissões de varejo pela venda de bilhetes de loteria, você também paga outras taxas. Como o sistema lotérico é informatizado, cada loteria possui um prestador de serviços que administra o sistema em seu nome. Para a maioria das loterias, as taxas estão relacionadas apenas ao funcionamento do sistema de computador centralizado.
Resumindo
Quando você apostar na Mega Millions online hoje, embora a fatia mais significativa do bolo seja atribuída a prêmios, uma boa proporção do que é faturado é devolvida aos fundos públicos através de impostos, custos e despesas de administração.
Para recapitular, geralmente, a repartição dos valores arrecadados por bilhetes de loterias são:
• Custos Administrativos — 2%
o Marketing e publicidade;
o Salários;
o Locações de bens e equipamentos;
• Comissões e taxas – 16%
o Comissões de varejistas;
o Taxas de contratos;
• Prêmio em dinheiro – 48%
o Menos impostos;
• Lucro distribuído para programas sociais estaduais — 34%
Como é possível observar, há diversos fatores que influenciam o uso do faturamento de loterias para financiamento público. Apesar das deduções e custos, jogos de loterias são uma medita popular de arrecadação proposta pelo estado ao redor de países de todo o mundo, e não só dos USA.
Comentários