Os prefeitos, vices e vereadores da 60ª Zona Eleitoral, eleitos em 6 de outubro serão diplomados em Condeúba

Por Paulo Henrique

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS

No próximo dia 17 de dezembro de 2024, a Justiça Eleitoral da sexagésima zona, irá convocar os eleitos na última eleição do dia 06 de outubro passado, para receberem a diplomação, que acontecerá pela manhã às 9h no teatro do Colégio Estadual de Condeúba em cerimônia solene e oficial, reconhecendo o resultado e a legitimidade das eleições livres, diretas e democráticas, assim como pede e estabelece a legislação do nosso país, sobre o estado democrático de direito.
A diplomação, significa o primeiro passo para a garantia da posse no dia 01 de janeiro.
Os políticos diplomados, tem suas eleições reconhecidas pelo TSE, suas contas aprovadas, as constas de campanha e ficam aptos para receberem posse de seus respectivos mandatos: prefeito, vice e vereadores.
No caso das eleições municipais, o mandato se inicia em janeiro, sendo que o Poder Legislativo Municipal, tem o dever constitucional de realizar sua eleição para a presidência da Câmara, elegendo os membros da mesa diretora e, logo em seguida, podendo ser na mesma sessão, conceder posse ao prefeito e ao vice-prefeito. Mas, se acharem mais prudente a realização de solenidades separadas, pode acontecer como já houve em algumas ocasiões: posse dos vereadores pela manhã e posse do prefeito pela tarde. Isso é opcional e depende muito do que a Câmara decidir com os demais eleitos.
O que é pertinente destacar, é a diplomação do próximo dia 17, que será um ato de validação das eleições, fortalecendo o processo democrático, garantindo e assegurando a legitimidade do voto popular, a vontade soberana da grande maioria dos eleitores de Condeúba.
E que possamos acompanhar os nossos representantes, cobrando ações sociais, na infraestrutura, saúde, educação, administração e outras melhorias para as pessoas, principalmente as famílias que vivem à margem e ainda precisam de um governo forte, capaz de resolver os problemas que afetam diretamente as suas vidas.
Como sociedade e comunidade organizada, só podemos desejar boa sorte aos que serão diplomados e que possam assumir com coerência as suas funções nos poderes constituídos.
Que Deus abençoe os eleitos e os eleitores!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail