O tempo do Advento, convida-nos ao silêncio orante e a vigilância
Por Paulo Henrique
O tempo do Advento, convida-nos ao silêncio orante e a vigilância. É um tempo de retiro espiritual e comunhão íntima com a espiritualidade que lhe é característica.
A cor roxa que reveste a liturgia e nos acompanha durante os quatro domingos, recorda-nos a penitência, a conversão, a preparação interior do coração, a sobriedade, a introspecção para uma vida orante, silenciosa, uma vida mais próxima a Deus. O roxo é a cor da penitência!
Mas será correto fazer penitência no tempo do Advento? Advento é Quaresma?
Respondendo essas perguntas, a Igreja em sua sabedoria, separa o Advento da Quaresma com uma pedagogia muito clara para os fiéis. São dois tempos litúrgicos e com características semelhantes: Advento é tempo de preparação para o Natal de Jesus e a Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa de Jesus.
Fazer penitência, buscar a confissão e a conversão, são atitudes coerentes e propícias para ambos os tempos. É um momento de preparação e porque não viver bem e não se preocupar com a faxina do coração?
No Advento, não se canta o glória, pois, na sobriedade da liturgia, reserva-se toda dignidade e solenidade para a missa da vigília e a missa do Natal, celebrando o nascimento do menino Jesus em toda a Igreja.
Também acenderemos a coroa com as quatro velas, cada uma representando um domingo. Será, portanto, uma caminhada de quatro semanas, uma oportunidade que temos para organizar os sentimentos e a vida de fé, a fim de receber bem as novidades natalinas que se aproximam.
Jesus Cristo vem e não demora a chegar! Ele vem como criança, vem numa gruta pobre, ao lado de animais e deitado no coxo, a manjedoura de feno, significando que Ele é o pão do céu, o alimento salutar que sacia a nossa fome de Deus. Belém quer dizer: a casa do pão.
Que neste momento, possamos continuar seguindo a caminhada, iniciando um novo ano litúrgico e intensificando a mensagem de humildade e despojamento que nos vem do presépio de Belém.
Um santo Advento a todos! Boa preparação!
E não se esqueçam de fazer o presépio em seus lares e suas famílias
Comentários