O Papa Bento XVI partiu para a Casa do Pai, suas últimas palavras foram: ” Senhor, te amo”

Por Paulo Henrique

O Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI desapareceu, partiu para a Casa do Pai e suas últimas palavras segundo o Vaticano foram:  ” Senhor, te amo”.
Com essa frase derradeira, o Papa Emérito se e entregou nas mãos de Deus e se permitiu adormecer no sono profundo da morte, com o desejo de se encontrar com Cristo face a face no paraíso.
O Papa Bento, disse a pouco tempo que não se preparava para um fim, mas para um encontro e este encontro aconteceu no último sábado de 2022, dia dedicado a Maria Santíssima e nas vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.
Foi com grande serenidade que Bento foi se apagando e se apagado como uma velinha que se consumia no altar, somente por amor a Igreja e a Cristo.
Eleito para ser o Pontífice depois do desaparecimento de João Paulo ll, Bento XVI ficou no papado por quase 08 anos e renunciou em 2013, deixando o ministério petrino depois de entender que não tinha mais forças suficientes para governar a Igreja Universal.
O Papa Bento foi um grande homem para a Igreja de Roma. Como cardeal, assumiu a missão de conduzir a Congregação para a Doutrina da Fé e também organizou o texto do novo Catecismo da Igreja Católica, a pedido de João Paulo ll.
Bento foi padre, bispo, cardeal, professor, escritor, teólogo, Papa da Igreja e por fim foi apenas um peregrino como ele mesmo disse depois de sua renúncia.
Bento deixou um legado de muita produção escrita e um magistério impecável. Ficou conhecido como o defensor da verdade e tinha um zelo imenso pela liturgia da Igreja, sobretudo com o bom gosto em seus paramentos.
Uma pessoa como Bento XVI, reúne em torno de seu nome os elogios e as críticas também. Muitos o acusam de ser um conservador, um retrógrado, um saudosista, um Papa sem carisma, sem sorriso e sem popularidade. Também as críticas com relação aos problemas internos e administrativos da Igreja recaíram sobre ele, principalmente as tristes notícias dos abusos de menores em alguns países do mundo, envolvendo pessoas ligadas a Igreja.
Mas Bento XVI foi muito maior que todas essas críticas perversas e infundadas que se faziam contra ele.
Bento foi um homem de oração e deixou documentos belíssimos e profundos como a enciclica: Deus é amor. Essa enciclica nos mostra que todo o magistério sobre a misericórdia que o Papa Francisco está nos apresentando, já havia sido revelado e anunciado por Bento XVI.
O Papa Francisco, eleito para ser o sucessor de Pedro depois da renuncia de Bento, sempre foi muito voltado para o seu antecessor e sempre o visitava, o citava em suas catequeses e, por último, convidou toda Igreja para rezar pelos momentos finais de Bento XVI.
O Papa Emérito sempre esteve apoiando o pontificado de Francisco e em alguns momentos ele fez questão de afirmar e dizer que o verdadeiro Papa era Francisco e não ele mesmo.
Esses pequenos gestos de carinho e amor de um Papa para com o outro, nos revela que a Igreja precisa viver na graça da unidade e da perfeita comunhão, caminhando sempre em uma constante sinodalidade, vivendo a beleza da diversidade, mas sem perder a tradição e os valores essenciais.
Bento não foi um conservador barato e retrógrado. Ele foi um CONSERVADOR em letras maiúsculas, pois preservou o que realmente precisava ser preservado: o depósito da fé.
Bento esteve em algumas Jornadas Mundiais com os jovens e não exitou em falar de uma Igreja viva, atual, comunicativa, missionária, acolhedora e desejosa de Deus. Papa Bento foi um pastor jovem!
Enfim, o legado de toda a sua história foi eternizado em Deus e com toda certeza ele é um Dr. da Igreja.
Nesta última quinta-feira, dia 05 de janeiro de 2023, aconteceu a celebração das exéquias do Papa Emérito e que foram presididas pelo Papa reinante, fato inédito na história, porém, muito significativo.
O corpo de Bento XVI foi sepultado nas grutas da Basílica de S. Pedro, no mesmo túmulo onde estava o corpo de São João Paulo ll.
Rezemos pelo repouso eterno de nosso amado Bento XVI e que o Papa Francisco continue perseverante na graça de governar a Igreja Católica no mundo inteiro.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail