O Cartório Eleitoral da Comarca de Condeúba, deu início a cargas e lacres das urnas que serão usadas nas eleições de 2024

Na manhã desta quinta-feira, dia 26/09 o Cartório Eleitoral de Condeúba iniciou o processo de inseminação, carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nos municípios de Condeúba, Cordeiros e Presidente Jânio Quadros nas Eleições 2024. 

A cerimônia está acontecendo e vai até por volta das 20hs no Fórum da Comarca, conduzida pelo Juiz Eleitoral, Dr Carlos Tiago Silva Adães Novaes e pelo Promotor Eleitoral, Dr Marcos Almeida Coelho, e é aberta ao público. Na ocasião o Juiz explicou que o procedimento consiste na transferência para a urna de vários dados, tais como eleitores, seções, partidos e candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida, os compartimentos das máquinas são lacrados e é feita uma auditoria por amostragem das urnas preparadas.

Essa auditoria é uma das etapas mais importantes do processo eleitoral, sendo realizada em todas as zonas eleitorais do país. Ela garante ampla amostragem e grande publicidade dos procedimentos, funcionando como uma demonstração da transparência e confiabilidade do processo de votação eletrônica no Brasil, além de contribuir no combate à desinformação.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail