Noite de climão! Posse de Moraes no TSE promete encontros de Lula e Bolsonaro, Dilma e Temer; saiba mais detalhes

Os candidatos a presidencia do Brasil Lula e Bolsonaro

A posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve marcar o primeiro encontro entre Lula e Bolsonaro. O petista já confirmou sua presença na cerimônia, que acontece na noite desta terça-feira, 16, em Brasília. E, ao EXTRA, integrantes do Palácio do Planalto afirmaram que a ida do presidente ao evento está, sim, prevista — antes, durante o dia, ele cumprirá agenda em Juiz de Fora (MG).

Esse, no entanto, não é o único encontro que pode causar um certo climão na cerimônia. Também são esperados Dilma Rousseff e seu “ex-vice”, Michel Temer, que a sucedeu após o impeachment, em 2016 — e a quem, há menos de um mês, ela chamou novamente de “golpista” e articulador de “uma das maiores traições políticas dos tempos recentes”. Os dois confirmaram presença no evento, como mostrou o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim, assim como os também ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor. Em tratamento de saúde, Fernando Henrique Cardoso informou que não irá, mas avisou que encaminhará uma carta ao novo presidente do TSE — Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no lugar de Edson Fachin.

De acordo com o blog de Malu Gaspar no site do jornal O Globo, o roteiro original dos organizadores da solenidade prevê que Bolsonaro, como chefe de poder, fique na bancada dos ministros, ao lado de Moraes. Lula, Dilma, Temer e Sarney ficariam na primeira fileira do público do auditório, a poucos metros de distância. Isso indica que Bolsonaro e Lula poderão se encarar durante todo o evento.

Além do atual presidente e dos quatro ex-presidentes (Lula, Dilma, Temer e Sarney), candidatos ao Palácio do Planalto devem se encontrar: além do petista e de Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke são esperados.

A posse de Moraes no TSE, além do feito de promover essa reunião histórica de presidente e ex-presidentes, terá a presença de ao menos 21 governadores e todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Prefeitos, deputados e senadores também são aguardados no evento, cuja lista de convidados ultrapassava ontem dois mil nomes. Diante desse elevado número de autoridades, está sendo preparado um grande reforço na segurança.

Para ministros do TSE, a grande adesão de autoridades à posse de Moraes demonstrará prestígio político tanto do TSE quanto do novo presidente da Corte, num momento em que o sistema eleitoral tem sido desacreditado. Ministros com quem Moraes discutiu o tom do seu discurso afirmam que a expectativa é de que seja um pronunciamento “objetivo e firme”, abordando questões dos ataques às urnas e ao sistema eleitoral e das fake news.

Na avaliação de interlocutores do TSE, a solenidade de hoje à noite terá um forte caráter simbólico por ocorrer no dia em que será iniciada oficialmente a campanha eleitoral.

(Com reportagens de Mariana Muniz, Jeniffer Gularte e Jussara Soares)

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail