No Dia Nacional da Caatinga, Semma lança concurso fotográfico para valorização do bioma
A origem do nome caatinga vem do tupi-guarani que significa “mata branca”. Marcado pela rara biodiversidade que abriga e pela resiliência no período da seca, esse bioma, exclusivamente brasileiro, está presente em uma faixa de vegetação de Vitória da Conquista e foi celebrado nacionalmente nesta quinta-feira (28).
Para valoriza-lo e reunir novos registros acerca da sua biodiversidade, é que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lança o 1º Concurso Municipal de Fotografias “Olhares sobre a Caatinga”. O concurso integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2022, que acontece entre os dias 1º e 5 de junho, com o tema “Caatinga (Re)Conhecer e Valorizar”.
“Esse é um tema inédito e, para nós, é uma honra abordá-lo. Por este ser um dos biomas que Vitória da Conquista possui, pensamos em mostrar as belezas naturais da nossa caatinga, que é maravilhosa, cheia de riquezas e de espécies endêmicas. Por isso, que escolhemos essa e outras atividades para abordar esse tema durante a Semana”, contou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
Os interessados em participar devem ter idade superior a 15 anos, sendo que os menores de idade deverão apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis ou documento de emancipação no ato de inscrição. Podem concorrer fotografias tiradas em ambientes externos e internos em área de caatinga de Vitória da Conquista, respeitando as dez categorias dispostas no edital.
Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu e fotolivro impresso. Ainda para o 1º lugar, está previsto um quadro. As fotos vencedoras serão divulgadas numa exposição itinerante, da qual também participarão o 4º e 5º colocados.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio por meio deste link. O concurso será composto por cinco etapas.
Trabalhos acadêmicos – Além do concurso fotográfico, a Semma também torna público, nesta quinta (28), um chamamento de trabalhos acadêmicos, na categoria pôsteres, ao seminário de mesmo tema da Semana do Meio Ambiente e que serão apresentados, mediante seleção, durante o evento. Poderão submeter pôsteres, graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores de sete áreas do conhecimento.
O prazo para submissão de trabalhos é até 22 de maio. A inscrição pode ser feita aqui.
Confira mais informações de ambas as atividades nos editais abaixo:
1º Concurso Municipal de Fotografia “Olhares sobre a caatinga” – Semana Municipal de Meio Ambiente
Chamamento de trabalhos acadêmicos – Semana Municipal de Meio Ambiente
Comentários