Jogos Olímpicos Rio 2016

Olimpíada é o nome dado ao período de quatro anos entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo “Olimpíada”, também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos, conhecidos coletivamente como “Olimpíadas”.

As Olimpíadas acontecem de 4 em 4 anos, onde atletas de centenas de países, se reúnem num país para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores (sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas).

Simbolo Olimpíadas

Rio 2016
No Rio de Janeiro foi realizado a maior Olimpíadas da história, com 42 modalidade, 19 dias de competições, 306 provas valendo medalha, sendo 136 feminina, 161 masculina e nove mistas.

O Brasil teve sua melhor participação da história com 7 medalha de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, ficando na posição 13ª posição. tendo destacados alguns atletas como os baianos Izaquias Queiróz na canoagem e Robson Conceição no boxe, Rafaela Silva no judô, o futebol masculino conquistando o primeiro ouro olímpico, entre outros.

A torcida foi um show à parte sempre apoiando os atletas e valorizando muito cada conquista, independente qual posição, o que não é habitualmente aceito na nossa cultura, como podemos ver a citação de Falcão jogador de futsal “Temos que aprender a valorizar o que é nosso, valorizar o que temos, ganhar e perder acontece, valorize quem nos representa para o mundo todo.

Clique aqui para ver o quadro de medalhas completo.

Custos x Benefícios
Conforme falou o jornalista britânico Simon Kuper da rede BBC “Acho que a Olimpíada nunca é um bom negócio para praticamente nenhum país. Custa muito dinheiro e você acaba ficando com todas essas instalações esportivas de que você não precisa. O Brasil já teve essa experiência com a Copa, quando construiu vários estádios que não são utilizados, como exemplo Manaus e Natal.” Diferentemente do que pensa o diretor do Centro de Estudos Olimpicos e do Esporte da Universidade Autônoma de Barcelona Emilio Fernádez Peña “que calculou que o custo de organizar o evento em si – estádios, cerimônia de abertura e encerramento, segurança, etc – fica, em média, em 15% ou 20% do orçamento. “Os outros 80%, pela perspectiva europeia, são investidos em criar infraestrutura para a cidade, metrô, mobilidade urbana. E isso vai ficar depois dos Jogos”, reforçou.

Olhando pelo ponto de vista técnico, desde que seja feito um trabalho bem planejado, o que não ocorreu no Brasil, pois a previsão de gasto inicial era de $25,9 bilhões e acabou gerando um custo final de $38,6 bilhões os jogos a longo prazo trará um benefício fantástico, pois toda infraestrutura ficará para o povo brasileiro, desde novas linhas de metrô, corredores de ônibus e as arenas para prática de esportes, entre outras.

Antiguidade
Os Jogos Olímpicos tiveram início na cidade de Olímpia na Grécia antiga, onde os participantes realizavam para homenagear o Deus Zeus. Os homens participavam dos jogos em honra a Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira.

jogos anticos

Modernidade
Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896 no Estádio Panatenaico, Atenas, com a participação de 14 países.

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de inferioridade da raça negra, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail