Ivete Sangalo completou 50 anos e fez show em Juazeiro (sua cidade natal), para comemorar
A música da Bahia está em festa. Uma das maiores cantoras do Brasil, Ivete Sangalo, responsável por levar alegria a milhões de brasileiros comemorou ontem (27) 50 anos idade, toda plena e com uma legião de fãs, espalhada por todo o Brasil, que cresce todo dia.
São 30 anos de uma carreira meteórica e vitoriosa, recheado de prêmios que começou no início da década de 90. Ivete já chegou a fazer 30 shows por mês, já foi comparada pelo The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner e vendeu 70 milhões de cópias.
Entre as premiações destaque para o Grammy Latino. Nascida em Juazeiro, terra do ícone da Bossa Nova, João Gilberto, Ivete começou a cantar ainda criança influenciada pelos pais, Alsus e Maria Ivete, que adoravam reunir amigos para saraus musicais onde cantava e era responsável pela percussão.
Aos 17 anos veio morar em Salvador e antes do sucesso Veveta trabalhou em uma loja no Shopping Barra e vendia quentinhas preparadas por sua mãe para outros lojistas do centro comercial. O início da carreira foi cantando em barzinhos em Salvador.
Subiu pela primeira vez em um trio elétrico na Micareta de Morro do Chapéu, onde foi descoberta pelo produtor Jonga Cunha, que era diretor do Bloco Eva e a convidou para ser vocalista da Banda Eva.
Nesta época o Eva era puxado pelo Asa de Águia, com Durval Lélys, e a ideia de Jonga era retornar com a Banda Eva com um trabalho paralelo. Isso foi feito em 93, 94 e 95 quando Ivete assumiu de vez a Banda e o Bloco Eva.
O primeiro show oficialmente aconteceu na Área Verde do Othon, só para convidados, e foi um grande sucesso. Logo a seguir teve uma apresentação no Arraiá da Capitá, no Parque de Exposições, para mais de 30 mil pessoas. Assim foi iniciado o reinado de Veveta na Banda Eva.
Com Ivete no comando, o grupo lançou seis álbuns emplacando um sucesso atrás do outro, destacando canções como “Arerê”, Alô Paixão, ‘Beleza Rara”, “Pegue Aí”, “Levada Louca”, “Flores”, “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, “Sorte Grande”, entre outros hits que logo caíram na boca do povo.
Em 1997, com o CD Banda Eva ao Vivo, aconteceu a consagração. Ivete entrou para a história da música popular brasileira com o álbum que vendeu 2 milhões de cópias.
Comentários