“Hoje é dia de Santo Reis”, como bem disse Tim Maia em sua canção

 

Companhia de Santo Reis da Cerquinha
Companhia de Santo Reis das Comunidades Baixa do Higino e Olho d’Água
Companhia de Santo Reis da Comunidade do Olho d’Água

VIVA SANTO REIS!!!

Neste ano de 2023, passaram pela Comunidade do Olho d’Água as Companhias de Reis da Cerquinha, Baixa do Higino e Olho d’Água e a Companha do Olho d’Água que é liderada pelo Sr. Juvenal Pardinho fez poucas exibições no período.

História:

“O Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do Oriente.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.

Os Santos Reis trazem ouro, incenso e mirra ao menino Jesus

A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.

A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

Fim dos festejos do Natal

No dia 06 de janeiro termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

A Folia de Reis em 06 de janeiro 

No dia 06 de janeiro desmonta-se a árvore de natal e o presépio. A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, “Dia de Reis”, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral”.

Condeúba                                                                                                                                            

É com grande preocupação que cedemos a realidade e registramos o fim a vista das Folias de Santos Reis em nossa região, pois a cada ano que se passa, diminui de forma acintosa a quantidade e participação das  Companhias de Santos Reis em nossas Comunidades rurais, haja visto, que não há o costume de atuação dessas Companhias na zona urbana.

Conclamamos aos Governos nas esferas Federal, Estadual e Municipal para socorrer esse impotante segmento cultual Folia de Reis, para que eles posam dar continuidade na tarefa de levar cultura, nas reidências das pessoas e manter uma tradição secular que está para chegar ao seu fim.

Nós do Jornal Folha da Condeúba desejamos sucesso com muita luta para continuar viva essa riquíssima tradição de Santos Reis por longos anos.

Fotos: Oclides/JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail