Histórico de criação da Comunidade do Olho d’Água
A primeira reunião feita com objetivo de fundar a Comunidade do Olho d’Ádgua foi realizada em 18 de julho de 1992, no predio da então escola primária particular Criança Feliz, que funcionava na época onde hoje é a residencia do Sr. Aureliano José Pereira conhecido por “Lelé”.
A professora responsável pela escolinha era Darli Carolina de Jesus que ficou incumbida pela convocação das pessoas para participarem daquela reunião, as quais foram: Erotildes José Pereira, Darli Carolina de Jesus, Eva Carolina de Jesus, Jesuíno Benigno da Silveira, Dalva Prates Cordeiro, Marina Prates Cordeiro, Julia de Sousa Pereira, Alcides Ferreira de Sousa.
Já nessa mesma reunião foi constituida a primeira diretoria da Comunidade do Olho d’Água que ficou assim sendo: Erotildes José Pereira o Animador e Tesoureiro, Darli Carolina de Jesus ficou como vice-Animadora, Catequistas Eva Carolina de Jesus, Julia de Sousa Pereira e Dalva Prates Cordeiro.
Na sequencia foi marcado o primeiro Culto da Comunidade a realizar se às 20:00 horas de um sábado dia 14 de agosto de 1992. A celebração foi feita pela professora Maria de Lourdes Vieira de Sousa, a comentarista foi Darli, Eva fez a primeira leitura, Julia leu o Salmo, Dalva fez a segunda leitura e Erotildes fez as preces.
Nos dias seguintes a diretoria foi ao encontro do então pároco padre Tiziano Giovanni Crepaldi e oficializou a fundação da Comunidade de Olho d’Água. O padre desde já deixou agendado a primeira Missa a ser celebrada na Comunidade do Olho d’Água para o dia 14 de fevereiro de 1993. A qual foi celebrada num sábado às 14:00 horas na escolinha Criança Feliz, com total participação da cmunidade. Logo após a celebração, o padre Tiziano recomendou a todos que escolhessem um santo ou santa para se tornar o padroeiro da comunidade. Porém, desde o início a comunidade já celebrava com uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Em reuniões posteriores da diretoria, a Sra. Maria Carolina de Jesus deu a ideia de colocar Senhor dos Passos como o Santo Padroeiro e os demais membros da comunidade acataram a idéia. O Sr. Joventino dos Santos Cordeiro popular “Tininho”, sendo muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, resolveu doar uma imagem maior da Santa para nossa comunidade e, recomendou que nossa Senhora de Aparecida ficasse como a co-Padroeira da Comunidade, assim a diretoria acatou a recomendação de “Tininho”.
A comunidade foi crescendo e criando vários movmentos, pastorais e os colocando em atividade entre eles: Catequese, Terço, Novenários, Novenas Natalina, Santas Missões, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, grupo de Jovens entre outras.
A Escola Criança Feliz era particular, em 1996 passou a ser pública municpal, então com a nova gestão foi solicitado que a Comunidade religiosa que realizava seus encontros nas dependeências da escola, procurasse outro local para fazer suas celebrações e reuniões.
Diante da determinação da nova direção da escola, assim foi feito, a diretoria da comunidade passou a fazer seus encontros e celebrações na residencia do Animador Sr. Erotildes José Pereira e lá ficou até o mês de maio de 1998. Porém, no ano de 1997, Jesuíno Benigno da Silveira e sua família fizeram a doação de uma área para ser construida a Capela Senhor dos Passos, foram feitos muitos mutirões até concluir a obra que foi entregue para a comunidade no mês de maio de 1998.
Da esq. Elza Maria de Carvalho e Neusa Neres de Sousa Brito ambas Ministras da Eucaristia, o Bispo Dom Ricardo e o padre Giulliano Zatarin, a frente a então garota Maynara e Francisca Maria da Costa (Tico), também Ministra da Eucaristia. As Senhoras Neusa e Francisca foram as duas primeiras Ministras da Comunidade do Olho d’Água.
Linda história, ao ler fiz uma reflexão e estive sempre presente nestas etapas da Comunidade, voltei ao passado, a emoção foi grande e as lágrimas desceram. Boas lembranças e momentos vividos. Parabéns aos que continuam com a Comunidade viva e participativa. Um abraço e fique todos com Deus. A caminhada continua.