Formosa do Rio Preto/BA: Aeronave cai e mata piloto de 48 anos

Aeronave cai e mata piloto de 48 anos em Formosa do Rio Preto
 Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município no oeste baiano. As informações são do G1. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Guilherme Purnhagen.

Ele tinha 48 anos, era natural de Rio do Sul, cidade do estado de Santa Catarina, e era radicado na  Bahia. O Corpo de Bombeiros Militares de Luís Eduardo Magalhães, que também fica no oeste, informou que foi acionado pouco depois das 19h40, contudo, no deslocamento, encontrou com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que retornava do local com a vítima.

Guilherme foi socorrido e levado a uma unidade de saúde em Luís Eduardo Magalhães, porém, não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para ser necropsiado na unidade da cidade de Barreiras. Não há informações sobre o sepultamento dele.

Aeronave cai e mata piloto de 48 anos em Formosa do Rio Preto
O piloto Guilherme Purnhagen – Foto: Reprodução/G1

Um amigo de Guilherme, que não teve nome divulgado, disse aos bombeiros que o piloto fazia um voo esportivo de aeronave do tipo planador, de acordo com o grupamento, e era experiente. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), planador é uma aeronave sem motor, mais densa que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera.

A prática de aviação desportiva com planadores se denomina voo à vela. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. As causas deverão ser apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A ocorrência foi registrada na delegacia de polícia da cidade de Formosa do Rio Preto/BA.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail