Empresário e presidente da Casa da Cultura pedem apoio da prefeita para trazer acervo de Glauber Rocha

Desde o final de 2020, o Museu de Arte Moderna da Bahia abriga o Tempo Glauber Digital, um acervo digital da história e da obra do conquistense, criador do Cinema Novo e uma das maiores referências internacionais do cinema, tendo ganhado o prêmio de melhor diretor no festival de Cannes, na França, em 1968, por “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”.

Para tratar da possibilidade da instalação de uma réplica desse acervo em Vitória da Conquista, terra natal de Glauber, estiveram com a prefeita Sheila Lemos na manhã desta quarta-feira (13), o empresário da área de turismo, José Maria Caires, e a presidente da Casa da Cultura, Poliana Policarpo.

“Já que o Município adquiriu a casa da família de Glauber Rocha, nós queremos pleitear a vinda da réplica desse acervo para Vitória da Conquista, para que o público daqui, especialmente os jovens, tenha acesso a história dele, saiba quem ele foi, o que fez, como modificou a forma de fazer cinema e não seja visto apenas como os nomes de alguns lugares aqui. A nossa preocupação é preservar a história dele”, explicou Poliana.

A prefeita Sheila Lemos adiantou que já há, por parte da administração municipal, um projeto nessa perspectiva de preservação da história de Glauber Rocha no espaço situado na Rua Dois de Julho, onde o cineasta viveu do seu nascimento até os nove anos de idade. “Que bom que você trouxe uma ideia que nós já estávamos trabalhando, a respeito da preservação da memória dessa personalidade tão importante para a nossa cultura”, disse Sheila a Poliana Policarpo. “Vamos fazer o que estiver a nosso alcance para dotarmos a Casa Glauber de material com a história e registros de sua importante obra”, afirmou a prefeita.

A informação foi bem recebida pela presidente da Casa da Cultura. “Ficamos felizes em saber que há uma confluência de iniciativas, em saber que a prefeita está à frente, que já há um projeto em andamento para fazer da casa de Glauber um museu, um memorial. Vamos unir forças para concretizar isso em nossa cidade”, assegurou Poliana.

O empresário José Maria Caires explicou que conversou com pessoas sobre a importância da cultura como atrativo turístico, sendo que revitalizar a Casa de Glauber e torná-la em um museu seria uma das ações mais importantes. “A gente acha que essa mostra da obra e da história de Glauber que está em Salvador, mesmo que seja como uma réplica, pode vir para Conquista. A prefeita nos recebeu muito bem e nos assegurou que já está trabalhando nesse sentido”, destacou José Maria. Para ele, essa iniciativa vai ajudar a tornar Vitória da Conquista um ponto turístico interessante.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail