Eleição histórica em Cordeiros:  Elegeu duas mulheres vereadoras pela primeira vez e um “Vaqueiro” para o Executivo

 

Vereadora eleita Maria Alves Moreira Santos, a Maria de Zé de Zito (UB)

Pela primeira vez, o município de Cordeiros, no sudoeste baiano, elegeu duas mulheres para compor a Câmara de Vereadores nas eleições de 2024. A cidade, que celebrou 63 anos de emancipação política, teve sua primeira representante feminina no Legislativo municipal, pelo processo de indicação, que foi ocupado pela professora Neide Ribeiro da Silva. No entanto, só agora, duas candidatas conquistaram seus mandatos por meio do voto popular, marcando um novo capítulo para o legislativo cordeirense no mandato de 2025 a 2028.

As eleitas foram Letícia Oliveira, do (PSB), e Maria Alves Moreira Santos, conhecida como Maria de Zé de Zito (UB). Letícia obteve 387 votos, ficando em quinto lugar no geral, enquanto Maria se destacou como a vereadora mais votada da história de Cordeiros, com expressivos 534 votos.

Maria de Zé de Zito, tem 40 anos, é casada comEdison Aparecido Santos e mãe de dois filhos Ray e Marielly. Nasceu, se criou e ainda reside na zona rural na Fazenda Araçãs 1 em Cordeiros, sempre viveu na comunidade e já havia concorrido a uma vaga no Legislativo cordeirense anteriormente, alcançando 121 votos. Desta vez, com uma trajetória de dedicação e trabalho popular, especialmente entre comunidades rurais como coordenadora da Igreja Católica local, Maria foi eleita como a candidata mais votada de todos os tempos no município.

Sem o apoio da prefeitura e com um histórico de atuação pela igreja católica, associação de moradores e movimentos populares, Maria conquistou a confiança da população com sua simplicidade e compromisso com as causas populares. Apesar de ter estudado apenas até a quarta série primária, Maria se mostrou incansável em seu trabalho pela comunidade, o que a posiciona como uma liderança carismática e com potencial na política local.

Maria concorreu pela oposição, ao lado do prefeito eleito Devani, conhecido popularmente como “Vaqueiro”, do PDT. Devani obteve uma vitória significativa no pleito majoritário, com uma diferença de 205 votos sobre o candidato apoiado pela situação, consolidando uma expressiva mudança no cenário político de Cordeiros.

O resultado destas eleições reflete o clamor popular por renovação e representatividade no legislativo municipal, especialmente entre as comunidades rurais. Para muitos cordeirenses, Maria de Zé de Zito representa uma figura política que atende às necessidades da população mais humilde, trazendo uma nova esperança de atenção às demandas do povo.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail