Distribuição de Caixas d’Água Beneficia Famílias de Baixa Renda em Condeúba

 

Momento inicial da reunião foi professado a oração do pai Nosso

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, foi realizada na Associação de Trabalhadores Rurais do Baixão, no município de Condeúba, uma reunião promovida pela Comissão Organizadora Municipal em parceria com a organização Divina Providência executora da obra. O objetivo do encontro foi esclarecer e organizar a distribuição de caixas d’água destinadas a famílias em situação de extrema necessidade.

A iniciativa faz parte de um projeto do Governo Federal em parceria com a ONG Divina Providência, que visa a instalação de caixas d’água para coleta de água da chuva em residências da zona rural. Até o momento, 130 caixas já foram instaladas no município, e, com este novo lote, mais 110 famílias serão beneficiadas neste fim e começo de ano.

Durante a reunião, que contou com ampla participação dos moradores, foram apresentados os critérios de seleção e os próximos passos do programa. A distribuição contempla moradores das comunidades do Baixão, Ripa, Tamboril, e Olho d’Água.

Entre os participantes do encontro, estiveram dois membros da Comissão Organizadora Municipal sendo o presidente da Central das Associações, Sr. Antônio José da Rocha e Terezinha Guimarães, da Pastoral Familiar da Igreja Católica; pela Divina Providência estiveram Fabiano da Silva Freitas e Samuel Rodrigues Freitas, ambos Técnicos de Campo, participaram ainda, Hélio Carlos, presidente da Associação do Baixão; Roseli Cordeiro, presidente da Associação do Olho d’Água, juntamente com seu secretário Oclides da Silveira e o Técnico Agrícola José Vitorino que faz parte da Cooperman.

O projeto, que cobre o custo dos pedreiros e materiais por meio da parceria com a Divina  Providência, exige das famílias beneficiadas apenas o compromisso com hospedagem e alimentação dos pedreiros durante o processo de instalação. As inscrições realizadas na reunião serão analisadas, e as residências dos inscritos serão visitadas para confirmação das necessidades e adequação ao programa.

A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a importância da ação para garantir o acesso à água em regiões onde o abastecimento é escasso. “Foi uma reunião muito proveitosa e esclarecedora. Agora é só aguardar a análise das fichas e se aprovadas a consequente instalação das caixas”, afirmou um dos moradores presentes.

Com a parceria entre o Governo Federal, a Divina Providência e as associações locais, o programa busca promover melhores condições de vida para as famílias de baixa renda em Condeúba, fortalecendo a cooperação comunitária e a sustentabilidade na zona rural.

Assim que terminou o cadastramento e atendimento dos participantes, o presidente da Associação do Baixão Hélio Carlos serviu um almoço em sua residência, aos membros da Comissão e da Divina Providência.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail