Dia Santo da Imaculada Conceição

Por Paulo Henrique

Em 08 de Dezembro, a liturgia católica de toda Igreja, celebra Maria Santíssima com o título de Imaculada Conceição. Na verdade, a festa solene se trata de um dogma da fé cristã e católica, que eleva a Virgem ao pleno estado de reconhecimento da sua Santa e Imaculada Conceição.
Todos os dogmas proclamados ao logo da caminhada de fé da Igreja, são verdades infalíveis da nossa fé e traduzem a grandiosa manifestação do Espírito Santo ao logo dos séculos da hera cristã.
Foi só em 8 de dezembro de 1854, que o bem-aventurado Papa Pio IX declarou verdade de fé a conceição imaculada de Maria. O dogma soa assim: “Pela inspiração do Espírito Santo Paráclito, para honra da santa e indivisa Trindade, para glória e adorno da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica e para a propagação da religião católica, com a autoridade de Jesus Cristo, Senhor nosso, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e nossa, declaramos, promulgamos e definimos que a Bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, foi preservada de toda mancha de pecado original, por singular graça e privilégio do Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador dos homens, e que esta doutrina está contida na Revelação Divina, devendo, portanto, ser crida firme e para sempre por todos os fiéis” (Ineffabilis Dei, 42).
Maria foi e continua sendo a Imaculada. Ela é a mulher sem mácula e sem defeito, preservada desde a sua concepção no ventre de Ana bem aventurada.
Nossa Senhora em Lourdes, afirmou a Santa Bernadete que ela era a Imaculada Conceição e isso já nos bastaria para crer na intercessão de Maria e na sua santidade diante de Deus Pai.
Que Nossa Senhora da Conceição nos ajude a caminhar na perseverança de seguir Jesus e sermos missionários de uma Igreja que vive plenamente a sua sinodalidade.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail