Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação

Lacuna de gênero é de 17% no uso da internet em todo o mundo

ONU apela ao aumento de conexões para celebrar Dia das Meninas nas TICs  BR

O secretário-geral realça papel inestimável das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a pandemia; disparidade de gênero no uso da internet no mundo chega a 17%; situação agrava desigualdades já existentes no acesso à educação e na busca de melhores empregos. 

O Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação destaca este ano o lema “Meninas conectadas; Criando Futuros Mais Brilhantes.”   

Um debate virtual da União Internacional de Telecomunicações, UIT, promove a 10ª comemoração da data, marcada na quinta-feira. A agência promove 10 momentos diferentes divulgando ações de meninas e indústrias que promovem o acesso delas à tecnologia. 

Serviços e Negócios

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reconhece que as tecnologias de informação e comunicação foram inestimáveis durante a pandemia. Em mensagem sobre a data, ele realça a ajuda dada por esses meios para que o mundo continue conectado e sejam mantidos serviços e negócios vitais em operação.

Meninas e empresas devem se beneficiar com mais mulheres no ramo.
Foto: ITU/A.Mhadhbi
Meninas e empresas devem se beneficiar com mais mulheres no ramo.

O chefe da ONU pede ainda que durante a celebração seja renovado o compromisso com a meta de igualdade de garantir oportunidades para jovens mulheres e meninas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Guterres lembra que metade do mundo ainda não está conectado e a maioria das pessoas que estão sem acesso à tecnologia digital são mulheres e meninas. Grande parte delas vive em países em desenvolvimento.  

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações existe uma lacuna de gênero de 17% no uso da internet em todo o mundo. O problema é mais acentuado em países menos desenvolvidos.

Oportunidades  

Em algumas regiões, a disparidade de gênero aumenta. Esse problema reforça as desigualdades já existentes limitando oportunidades de acesso à educação, busca de empregos mais bem pagos e abertura de novos negócios. 

O chefe da ONU defende que é essencial colocar essas tecnologias ao dispor de todos para a reconstrução de comunidades e economias mais fortes e para se a abordar vários dos desafios mundiais urgentes. 

Guterres recorda que o espírito do Dia Internacional das Meninas nas TICs é inspirar um movimento global para aumentar a representação de meninas e mulheres na tecnologia. 

UIT divulga ações de meninas e indústrias que promovem o acesso delas à tecnologia
Unicef/Omid Fazel UIT divulga ações de meninas e indústrias que promovem o acesso delas à tecnologia

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail