Dia Global dos Pais estimula parceria com sociedade civil
Resolução da Assembleia Geral ressalta em especial o papel deles com jovens e crianças; responsabilidade dos pais no acompanhamento de menores é considerada uma das coisas mais importantes da vida.
Este 1º de junho é o Dia Global dos Pais. A data foi declarada pelas Nações Unidas em 2012 para homenagear aqueles que têm a tarefa de orientar filhas e filhos em todo o mundo.
A data foi instituída com base na resolução da Assembleia Geral que reconhece o papel dos pais na educação dos filhos. O apelo aos Estados-membros é que os pais aproveitem o momento em “plena parceria com a sociedade civil, envolvendo particularmente os jovens e as crianças.”
Desenvolvimento
O Fundo da Nações Unidas ONU para a Infância, Unicef, participa das celebrações destacando os cuidados oferecidos pelos pais em favor do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e da saúde mental das crianças. Esta é uma tarefa que fortalece o desempenho considerado um dos mais importantes da vida.
Como protetores os pais devem “manter seus filhos seguros e inspirar” os menores de idade a alcançar seu potencial mesmo em frente a adversidades e sem os recursos necessários.
Manter segurança
A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável abarca o papel de proteção de pais, quando integrados em famílias, nos primeiros cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Os alvos vão desde ações pelo fim da pobreza, da fome e da insegurança alimentar e passam pela promoção da saúde e bem-estar, educação inclusiva e de qualidade até ao alcance da igualdade de gênero.
O ODS 8 prevê ainda a promoção de um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o ODS 10 o combate à desigualdade, além do ODS 16 que se relaciona à promoção da paz e de sociedades mais inclusivas.
Fonte: news.un.org/pt/story/2022/06/1790932
Comentários