Dia dos Avós: mulheres estão dando nova cara à maturidade nas redes sociais
O imaginário da velhice está ficando para trás com a ajuda de personalidades que despontaram nas redes sociais nos últimos anos
Por Fernanda de Almeida
Nos últimos anos, uma onda de mulheres acima dos 70 ganhou as redes sociais com seu carisma, irreverência e estilo. Incentivadas por seus netos ou não, elas estão bombando nas principais plataformas e, mais do que isso, dando uma nova cara à maturidade.
Acumulam milhares de seguidores, estão dentro das trends do momento, fazem dancinhas, postam look do dia até mesmo de biquíni e lingerie e atraem grandes marcas como suas parceiras. Além disso, oferecem conforto de vó – Dona Dirce, por exemplo, com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, se autointitula a vovó mais doida do Brasil e chama seus seguidores de “seguinetes”.
Como as mulheres estão encarando a maturidade nas redes
As amigas Gilda e Sonia criaram o canal “Avós da Razão” para desmistificar a velhice. “Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida”, diz Sonia. No mundo, em 2030, 1 em cada 6 pessoas terá 60 anos ou mais. No Brasil, a expectativa de vida da população geral é de 77 anos, segundo o IBGE.
No Dia dos Avós, veja mulheres que bombam nas redes criando um novo olhar sobre a velhice.
Divulgação
Gilda Bandeira de Mello e Sonia Massara, Avós da Razão. Há cinco anos, Gilda, de 81 anos, e Sonia, de 85, fazem sucesso nas redes sociais como as Avós da Razão. Elas têm mais de 330 mil seguidores em seus canais, onde compartilham opiniões e conselhos sinceros e bem-humorados sobre temas como amor, sexo, envelhecimento, preconceito, tabus da idade e juventude. “O que mais me agrada é saber que estamos ajudando pessoas a ver a velhice com outros olhos”, revela Gilda. A história começou em 2018: uma amiga teve a ideia de criar um canal no YouTube para reproduzir as conversas delas nas mesas de botecos. Nos vídeos, as duas respondem a perguntas dos internautas, compartilhando conhecimentos e vivências. Elas ganharam o primeiro lugar no Creators Pitch, evento criado pelo YOUPIX Summit (2019) para valorizar novos talentos na internet, e o Prêmio iBest (2021 e 2022), na categoria Diversidade e Inclusão. “O assunto velhice precisa ser abordado sob vários aspectos. O velho é um desconhecido até dele mesmo. Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida, que é a mais longa”, afirma Sonia.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2023/07/dia-dos-avos-mulheres-que-estao-dando-nova-cara-a-maturidade/
Comentários