Dia dos Avós: mulheres estão dando nova cara à maturidade nas redes sociais

O imaginário da velhice está ficando para trás com a ajuda de personalidades que despontaram nas redes sociais nos últimos anos
Por Fernanda de Almeida

Avós da Razão: Sonia Massara e Gilda Bandeira de Mello criaram o canal “Avós da Razão”. No Dia dos Avós.

Nos últimos anos, uma onda de mulheres acima dos 70 ganhou as redes sociais com seu carisma, irreverência e estilo. Incentivadas por seus netos ou não, elas estão bombando nas principais plataformas e, mais do que isso, dando uma nova cara à maturidade. 

Acumulam milhares de seguidores, estão dentro das trends do momento, fazem dancinhas, postam look do dia até mesmo de biquíni e lingerie e atraem grandes marcas como suas parceiras. Além disso, oferecem conforto de vó – Dona Dirce, por exemplo, com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, se autointitula a vovó mais doida do Brasil e chama seus seguidores de “seguinetes”.

Como as mulheres estão encarando a maturidade nas redes
As amigas Gilda e Sonia criaram o canal “Avós da Razão” para desmistificar a velhice. “Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida”, diz Sonia. No mundo, em 2030, 1 em cada 6 pessoas terá 60 anos ou mais. No Brasil, a expectativa de vida da população geral é de 77 anos, segundo o IBGE.  

No Dia dos Avós, veja mulheres que bombam nas redes criando um novo olhar sobre a velhice.

Divulgação
Gilda Bandeira de Mello e Sonia Massara, Avós da Razão. Há cinco anos, Gilda, de 81 anos, e Sonia, de 85, fazem sucesso nas redes sociais como as Avós da Razão. Elas têm mais de 330 mil seguidores em seus canais, onde compartilham opiniões e conselhos sinceros e bem-humorados sobre temas como amor, sexo, envelhecimento, preconceito, tabus da idade e juventude. “O que mais me agrada é saber que estamos ajudando pessoas a ver a velhice com outros olhos”, revela Gilda. A história começou em 2018: uma amiga teve a ideia de criar um canal no YouTube para reproduzir as conversas delas nas mesas de botecos. Nos vídeos, as duas respondem a perguntas dos internautas, compartilhando conhecimentos e vivências. Elas ganharam o primeiro lugar no Creators Pitch, evento criado pelo YOUPIX Summit (2019) para valorizar novos talentos na internet, e o Prêmio iBest (2021 e 2022), na categoria Diversidade e Inclusão. “O assunto velhice precisa ser abordado sob vários aspectos. O velho é um desconhecido até dele mesmo. Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida, que é a mais longa”, afirma Sonia. 

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2023/07/dia-dos-avos-mulheres-que-estao-dando-nova-cara-a-maturidade/

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail