Condeúba: Terceira Sessão Ordinária da Câmara, com muito movimento no plenário e poucos munícipes nas galerias
Por Oclides da Silveira
Aconteceu nesta quinta-feira a noite dia 1º de março de 2018, com início às 19:00 horas, a terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba, como não teve ninguém do Governo para fazer uso da tribuna livre, então a presença dos munícipes foi bastante reduzida.
PEQUENO EXPEDIENTE
Realmente como diz o próprio nome, hoje foi realmente pequeno o expediente, feito a Leitura da ata da Sessão anterior como de praxe e também, as leituras dos oficios, convites, indicações e da Chefia de Gabinete do Prefeito, em suma toda a parte burocrática da Mesa dos Trabalhos.
GRANDE EXPEDIENTE
Carlito José Pereira – PP foi o primeiro a fazer uso da tribuna, “Hoje cobrei apoio a equipa da CAESG, pois em conversa com o comandante da guarnição, precisam de maior conforto em virtude do horário diferenciado da ronda no município. Caso esse apoio não venha a equipe poderá abandonar o município.
Cobrei atenção a um buraco formado na região de baixa da forquilha, que vem trazendo sérios riscos a quem ali transita. Cobrei atenção do executivo com relação a barragem do Champrão, do volume acumulado, que pode trazer sérios prejuízos ao município caso não tenha chuva. Falei ainda que a inteligência sem limites do prefeito permitiu jogar 70 mil alevinos em uma barragem agonizante. Sendo que quando a água fica pouca a orientação e retirar os peixes, por conta do oxigênio que diminui, além de causar mau cheiro na água. Depois da minha cobrança aqui na semana passada sobre a bomba do Riacho Seco até que em fim foi instalada, protocolei cobrança para tapar o buraco aqui da Barragem do Champrão fiquei sabendo que o Secretário de Obras encaminhou os maquinários pra lá hoje, o negócio é cobrar pra ver se faz”, concluiu o vereador Carlito.
Fabiano Ferreira – PTB foi o segundo a usar a tribuna, “disse quero chamar a atenção do Sr. Prefeito para a nossa segurança, já fiz indicação para montar câmaras de segurança e treinar a nossa Guarda Municipal para assumir o comando e melhor assessorar as Polícias Civil e Militar, estamos cada dia mais desamparados em relação a segurança em nosso município, os roubos estão cada vez aumentando e com maior audácia por parte dos bandidos e a população a mercê dessa situação que não vemos o Prefeito se mexer para tomar um rumo com relação sanar essa situação. Outra situação delicada que estamos vivendo é o esvaziamento da nossa Barragem e o assoreamento, mas mesmo assim não vemos nenhum movimento do Prefeito para fazer alguma coisa em prol da situação”, finalizou o crítico vereador Fabiano Ferreira.
Reginaldo Nascimento – PSB usou a tribuna para fazer a leitura do relatório final das Comissões responsáveis pela elaboração das alterações na Lei Orgânica do Município. Destacou que foram feitas 13 reuniões no decorrer deste tempo em que estamos trabalhando em cimas desta organização e um dos pontos fundamental também, foi o aumento para 180 dias a licença maternidade que será aplicada para as funcionárias públicas do município. Para encerrar essa questão o vereador afirmou que o próximo passo será convocar uma audiência pública e ver o que for alterado para depois submeter a votação do Plenário da Câmara em duas votações, sendo que o coro exigido para essa votação será de dois terços. ponderou o vereador Reginaldo.
Toinho Terêncio – PSD no uso de liderança “Disse me orgulho muito em ser o Presidente dessa Comissão que está fazendo essa reforma na Lei Orgânica do Município. Disse também que está sendo asfaltado duas ruas daquele loteamento que fica ao lado direito da Gruta de que sobe, esse asfaltamento veio do Governo do Estado com a participação de emendas da dep. Algela Sousa e o dep. Paulo Magalhães”, afirmou o vereador Toinho.
ORDEM DO DIA
O vereador Maurílio Guilherme – PT “disse ser favorável a urgência do Projeto de Lei do Executivo no sentido de suplementação de verbas, porém teria que desmembrar em dois, pois uma coisa é do Governo e a outra coisa se diz respeito ao Legislativo, não é justo fazer um pacote e obrigar os vereadores a votar. Maurílio disse também ter ficado preocupado com o que disse a Delegada Adjunto Dra. Luisa que afirmou não atender a solicitação de mais efetivos da polícia em Condeúba, por este não ter alto índice de criminalidade”, esbravejou o vereador petista.
Arlindo Guarda – PROS “Disse vou votar nessa urgência porque envolve a Câmara e será essa a última vez, pois não vejo necessidade de ficar votando tanta urgência aqui, digo mais, minhas indicações que faço aqui é para servir o povo e nem assim não tenho sido atendido, olha o exemplo do conserto daquela ponte sobre o Rio Gavião lá na Comunidade do São Domingos, aquilo ali é uma vergonha, pois o povo daquela localidade está ficando ilhados se chover muito por conta da reforma que não sai e outras tantas indicações que não sai do papel. Quero parabenizar o trabalho de muito esforço e dedicação do Secretário de Saúde Wagney Silveira, enquanto vejo muitos dos assessores do prefeito que não tira as nádegas da cadeira para ir até a zona rural para resolver situações de risco e de urgência da administração. Eu sempre tenho dito meu compromisso é com o povo, não tenho rabo preso com ninguém, não tenho linha de ônibus puxando alunos, nem caminhão pipa trabalhando para a Prefeitura, os empregos que indiquei para algumas pessoas o Prefeito atendeu porque foram eleitores dele também. Por isso, falo em alto e bom som que meu compromisso é com o povo de Condeúba”, extravasou o corajoso vereador Arlindo Cruz. Nena-PSDB usando o restante do tempo de Arlindo, aproveitou para dar a notícia que os maquinários foram desviados para a tapagem da cratera feito nas margens que dá acesso a Barragem do Champrão. Assim que terminar vão para os Morrinhos resolver outra situação que requer urgência por lá, finalizou nena.
Silvano dos Santos Pereira – PT disse que está na hora do Prefeito mandar um Projeto de Lei dando pelo menos a correção da inflação para os funcionários públicos, pois, o salários deles estão muito defasados”, finalizou os trabalhos o Presidente Silvano dos Santos.
Fotos: JFC
E se Guina estivesse lá e usasse a Tribuna, iria dizer: “Prefeito Silvan, mande o anteprojeto de lei do Sistema Municipal de Educação para a Câmara”. Não custa nada nem onera o município, só atualiza e regulariza o antigo Sistema de Ensino.
Mais uma vez o dinheiro publico mal gasto com este asfalto, pois a responsabilidade de entrega pavimentado e do dono do loteamento quando loteou para vender ,assim não fez ,estamos agora pagando para ser asfaltado,tudo isso por que não tem fiscalização.
Penso que o vereador é eleito par fiscalizar o Poder Executivo sem ferir os princípios da responsabilidade de cada competência. Mas, é inadmissível que existam vereadores que infelizmente não reúne condições para estarem na Câmara representando a Sociedade Condeubense. Ficam o tempo todo defendendo a atual Gestão porque são dependentes do Chefe do Executivo, incapazes de enxergar os graves problemas que o Município vem passando nos últimos meses de administração. É um tanto quanto vergonhoso presenciar em tribuna vereadores que leem mal ou que não sabem ler. Vejo que a cidade paga um preço muito caro quando resolve eleger candidatos sem cultura para colocar numa função tão importante.