Condeúba: Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer homenageou as mulheres no Anfiteatro Dom Homero

Por Oclides da Silveira

Diretor de Cultura Ygor Roberto, a cantora Milta e Oclides da Silveira

A homenagem da Secretaria de Cultura pela passagem do dia Internacional da mulher que foi no dia 8 de março, aconteceu ontem dia 14 de março, este evento estava marcado para o dia 8, porém teve que ser transferido de data devido a grande chuva que caiu naquela noite. Foi uma pena não ter um público maior, para assistir o grande espetáculo da noite, que teve sua abertura com a talentosa cantora Milta que deu um maravilhoso show com seu repertório seleto de musicas do agrado da galera que mesmo sendo um público pequeno, acompanhou e aplaudiu a cantora Milta que além de talentosa é um encanto de pessoa.

Na sequencia foi exibido no telão as falas da vereadora Nena, do Secretário da Administração Antônio Alves, do diretor de Cultura Ygor Roberto e do Prefeito Silvan Baleeiro, numa excelente reportagem feita pelo Carlos DJ. Todos fizeram em suas falas uma bela homenagem as mulheres, com destaque especial para a “vereadora Nena que conclamou as mulheres que saiam do anonimato, desde uma denuncia a quem as agredirem até a busca do seu espaço desejado. Lugar de mulher é aonde ela quiser estar, temos que ter liberdade para que possamos avançar em nossas conquistas”, disse Nena.

Esq. Marittza, Nilde e a Advogada Bárbara Tigre

Pela ordem da programação da noite, foi a vez da palestrante Advogada Bárbara Tigre que discorreu sobre o tema  Feminicídio, que quer dizer assassinato de mulheres, “por condições do sexo feminino”. Seguramente por uma hora de duração, Bárbara dominou o tema com muita apreensão do público presente, dado a gravidade do tema tratado, tendo em vista, as mais diversas  formas que as mulheres são agredidas.

A palestrante Advogada Bárbara “apontou um numero alarmante de 30% das mortes de mulheres são causadas por ex-maridos, namorados, amantes e outros, ela falou da Misoginia que é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão mórbida e patológica ao sexo feminino, está diretamente relacionada com a violência que é praticada contra a mulher.

Bárbara voltou um pouco na história e disse que desde o início das primeiras civilizações, com a fixação dos povos nômades, e do nascimento da propriedade privada que a mulher passa a ser vista, também, como uma espécie de propriedade do homem. Ainda nos dias de hoje, na visão de alguns, a mulher tem esse mesmo conceito de propriedade do homem. A traição da mulher é muito mais criticada do que a do homem.  Bárbara falou também da Lei “Maria da Penha”, que tem beneficiado em demasia a causa da mulher, apesar do crescimento dos índices de violência contra a mulher terem crescidos, isso não significa que a violência em si tenha aumentado, mas sim que agora esses casos estão sendo notificados. E ter esses dados fazem toda a diferença para traçarmos novas estratégias e políticas públicas nesse sentido”, pontuou a Advogada Bárbara Tigre.

Esq. Carine de Paula Alves (Psicóloga) e Geralda Rocha (Assistente Social)

Dando prosseguimento à agenda da noite, falaram Geralda Rocha que é Assistente Social e Carine de Paula Alves Psicóloga, ambas trabalham cuidando da saúde da família,  com foco nas pessoas de mais idade, este trabalho é desenvolvido de forma itinerante com uma equipe multi-disciplinar. Ao final foram sorteados brindes para as mulheres que se faziam presentes no evento.

Destaque para Marittza no pandeiro, como ela diz – “arrasou”.

Para fechar com chave de ouro a homenagem às mulheres naquela noite, entraram na pista do anfiteatro Dom Homero leite Meira, nada mais do que o famoso Terno de Reis “As Pastorinhas”. que deu um verdadeiro show de beleza, arte e trazendo muitas cores nos uniformes. Destacamos o talento da Marittza Danielle no pandeiro.

Em primeiro plano a pequenina Iara Malta Ribeiro com apenas 2,8 anos/meses

E teve uma ala de porta Bandeira Mirim liderada pela beleza e formosura da pequenina Iara Malta Ribeiro com apenas 2 anos e 8 meses de idade e já cantando, dançando e encantando a platéia no palco juntamente com as demais mulheres adultas.

Esq. Nilde, Geralda, Aline, Bárbara, Vagney, (Vice) Mara, Ygor e Toninho

Estiveram prestigiando aquele grande evento, a Vice-Prefeita Mara Rúbia, a primeira Dama Leda, os Secretários de Saúde Vagney Silveira e da Administração Antônio Alves, os diretores das Escolas do Campo Juari e de Cultura Ygor Roberto além de outros.

Fotos: JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail