Condeúba/Olho d’Água: Produção de rapadura feito por pequeno agricultor da “Agricultura Familiar”
Neste sábado dia 16 de setembro de 2023, o pequeno produtor da Agricultura Familiar Miguel Cordeiro Neto, com sua esposa Ana Maria da Silva, botaram seu engenho para rodar, isso significa produção de rapadura avista.
A moagem da cana oferece vários produtos para humano e também para os animais, conforme segue: O engenho é puxado por uma parelha de bois mansos, que por sua vez, é tocado por uma pessoa e um outro vai alimentando o engenho com as canas, que em seguida tira o calda que vai para uma vasilha e tritura o bagaço que já cai num outro recepiente, o qual será distribuido como ração para o gado.
A garapa é servida pura ou com limão, natural ou gelada e tem também a garapa azêda que fica uns 15 dias numa vazilha em processo de fermentação até azedar, depois serve normalmente sem gelo, a qual tem um excelente sabor.
A garapa depois que sai do engenho e vai para a produção de rapadura, ela é coada, depois recebe um pouco de água batida com casca de mutamba (uma árvore silvestre), o uso desse produto é para que a rapadura não fique arenosa.
Veja vídeo abaixo levantando a garapa para não derramar
Em seguida, despeja-se a garapa num tacho de cobre em cima de uma fornalha tocada a fogo de lenha, na medida que a garapa vai esquentando e chegando a fervura, logo ela produz uma escuma, aí entra o batedor de tacho com uma escumadeira de cabo longo, que vai levantando a garapa fervendo para controlar e não deixar derramar.
Por outro lado, a escuma gerada vai sendo retirada e colocada numa vasilha a parte, para servir na engorda de porcos ou também serve para adubo natural.
Depois que o tacho com a garapa não subir mais, é sinal que a garapa já está se transformando em mel, aí é retirado mais produtos, o melaço ou também a pucha, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.
Benefícios do melaço de cana para a saúde além de saboroso, o melaço é rico em ferro, cálcio, magnésio e cobre. Portanto, ajuda a prevenir a anemia e contribui para a saúde dos ossos, da pele e do cabelo.
A rapadura é negociada por carga ou seja, uma carga de rapadura eqivale 50 unidades e um custal significa meia carga ou 25 rapaduras. Um tacho de garapa produz em media de 13 a 14 rapaduras. Uma carga de rapadura em media está custando quinhentos reais, saíndo a dez reais a unidade. Uma rapadura pesa até 1,5kg.
Veja no vídeo abaixo a enformação da rapadura
O processo da garapa no tacho até despejar na forma em estado gasoso, demora em media 2 horas e meia e, depois de enformada a rapadura, após 40 minutos pode abrir e retirar da forma que está pronta para uso ou transportar.
Fotos: Oclides/JFC
Essa reportagem me fez lembrar da minha infância.
Até o final dos anos 70, a maioria da população de Condeúba usava rapadura como adoçante. O consumo de açúcar eram para poucos. Meu avô, Manoel Avelar fabricava rapadura e no final dos anos 60, eu ainda criança ajudava a tocar os bois no engenho.
Na região do morro, Feirinha, Araçá e cachoeira existiam muitos engenhos. Além do engenho do meu avô, tinha os engenhos de Zé Chiquinho, Manoel Costa, José Avelar, irmão do meu avô, Juvêncio pai de Marli, João Souza e outros.
Boa parte dessa produção era comercializada no domingo na feirinha do morro para facilitar o transporte que era feito por carros de boi. Comerciantes de Condeúba compravam parte dessa produção e levavam para feira de Guajerú, onde era comercializada para Brumado e região.
Parabéns pela reportagem!