Condeúba faz história ao dar posse de “prefeita interina” à Mara Rúbia sendo ela a segunda prefeita, reforçando a presença feminina na política local

 

Mulheres conquistam espaço e lideram transformações no município de Condeúba.
Tomou posse de forma interina, a vice prefeita Mara Rúbia, que está no seu segundo mandato como vice de 2017 a 2024, tornando-se o 21º prefeito nos seus 78 anos  de eleição direta em Condeúba.
A ex-prefeita, sendo a primeira mulher eleita para o Executivo de Condeúba, Sra. Djalma Alves de Sousa atualmente ela está com 95 anos de idade.
Nesta sexta-feira pela manhã dia 24 de novembro de 2023 às 8:00 horas, a vice-prefeita Mara Rúbia assumiu a prefeitura de forma “interina”, por conta do prefeito Silvan Baleeiro ter se afastado do cargo para tratamento de sua saúde, a licença periódica de afastamento foi concedida pelo Legislativo condeubense. A posse de Mara foi mais restrita ao secretariado, vereadores e funcionários do prédio administrativo da Prefeitura.

O chefe do cerimonial foi Paulo Henrique, que deu a palavra de abertura para o secretário de Administração Antônio Sousa (Toninho de Filó), que em sua fala pediu encarecidamente para os demais secretários o empenho de cada um deles, neste momento especial em que Mara acaba de assumir o Executivo Municipal, dando irrestrito apoio para a nova prefeita, o momento é de união.

Fizeram uso da palavra além do Secretário de Administração Toninho de Filó, o ex-prefeito e esposo de Mara Toinho Terencio e o procurador do município Dr. Anterque Viana, todos de forma unânime se dispuseram a trabalhar com total empenho para o bom desenvolvimento das ações pré-estabelecidas anteriormente pelo prefeito Silvan Baleeiro. 

Por último falou a prefeita interina Mara Rubia, que agradeceu a receptividade de todos, num clima de euforia para que tudo venha a dar certo em sua administração, disse ainda, que o Governo dela neste curto espaço de tempo, será a acontinuidade da agenda do prefeito Silvan.

Veja vídeo abaixo do discurso de Mara

No cenário político de Condeúba, um novo capítulo na história municipal está sendo escrito com a posse de “prefeita interina” dada à vice Mara Rúbia, sendo ela a segunda prefeita da cidade. Esse marco histórico não apenas celebra a vitória de uma líder, muito mais, o destaque do crescente papel das mulheres na política local.

A primeira mulher eleita prefeita de Condeúba, foi a Sra. Djalma Alves de Sousa que comandou o município por 6 anos de 1983 a 1988, atualmente dona Djalma está com 95 anos de idade. A ex-prefeita é mãe do também ex-prefeito Toinho Terencio, por sua vez, sogra da nossa prefeita interina Mara Rúbia.

Condeúba, conhecida por sua rica história e tradições, vê agora uma mudança significativa em sua liderança. A posse dada de “prefeita interina” à Mara Rúbia, sendo ela a segunda mulher prefeita e o 21º prefeito de Condeúba a tomar posse nesses 78 anos de eleições diretas, não apenas demonstra a confiança depositada pela população em uma liderança feminina, mas também, reflete uma evolução nas percepções e expectativas em relação às mulheres na esfera política.

A trajetória da prefeita interina: Mara é funcionária pública municipal de carreira, esposa do ex-prefeito Toinho Terêncio, muito discreta politicamente, porém resolveu colocar seu nome na disputa como vice-prefeita do então candidato Silvan Baleeiro em 2016, os quais foram eleitos, a mesma dupla foi reeleita para mais 4 anos, de 2021 a 2024.

Temos que discutir o impacto simbólico e prático de posse mesmo que interinamente da segunda prefeita para a cidade. Isso inclui a representatividade das mulheres na política, a quebra de estereótipos e a influência positiva que a liderança feminina com certeza tem na abordagem de questões locais.

Reações do público: Estivemos ouvindo algumas pessoas sobre a posse de Mara como prefeita e, na sua maioria absoluta, transmitiu um clima de confiança na nova prefeita, acreditando que há grandes chances de uma recuperação e superação, desses momentos tão difíceis em que nossa prefeitura está vivendo, registramos bastante fé depositada pelo povo sobre a nova gestão. 

Ao tomar posse mesmo que interinamente a segunda prefeita, Condeúba não apenas escreve um novo capítulo em sua história, mas também, envia uma mensagem poderosa sobre a importância da inclusão e diversidade na governança local. À medida que a nova prefeita assume seu cargo, a cidade está diante de um período emocionante de transformação e progresso, liderado por uma mulher determinada a fazer a diferença.

A seguir, destacamos os nomes das mulheres que fizeram e, ainda fazem história na política condeubense, tanto no Executivo como no Legislativo. Apontando o período de seus respectivos mandatos, bem como, os cargos exercidos.

Fotos: Oclides/JFC

Atual vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena), está no seu 4º mandato consecutivo, eleita inicialmente em 2012 a 2024.

Atual vereadora Valdilene Neres de Brito Cruz a popular “Bell do Alegre”, está no seu primeiro mandato 2021 a 2024
Ex-vereadora por um mandato 2001 a 2004, Marinalda Batista de Oliveira Silveira (Naná), foi também, a primeira e única mulher até então a presidir o Legislativo condeubense. Atual Secretária Municipal de Assistência Social, já está completando 15 anos a frente da pasta.
Ex-vereadora por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016 Rita Aparecida Soares “Cida de Lerim”.

Ex-vereadora por dois mandatos consecutivos de 2013 a 2020 Maria da Conceição Nascimento Santos 

Momento da posse da prefeita Mara Rúbia em 24 de novembro de 2023

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail