Condeúba: Escola Municipal Dário Lima desenvolveu o tema do livro “Tóim, cadê você?”
Por Oclides da Silveira
A Escola Municipal Dário de Oliveira Lima em Condeúba, que tem como diretora Suzana Nascimento, coordenadora Maria de Fátima da Silva e a professora Dilma Rocha vem desenvolvendo um excelente trabalho com os alunos do 1º ano do turno matutino do ensino fundamental I.
Os alunos em circulo ouvindo a coleguinha falar do tema “Tóim cadê você”?
A referida professora, tem trabalhado a questão da identidade sociocultural com o livro cujo tema “ Tóim, cadê você? ” A menina Lú que não gostava de seu cabelo da escritora Tamires Lima. Vale a pena conferir outras atividades didáticas pedagógicas como leitura deleite, valores, os encontros vocálicos e a segmentação.
A professora Dilma Rocha realiza um trabalho com muito carinho, profissionalismo e dedicação, visando o pleno desenvolvimento cognitivo, intelectual dos inseridos na sala de aula, bem como dinamizar melhor a leitura e o aprendizado.” Porque quando se trata da leitura, ela nos faz conhecer melhor o mundo e principalmente a realidade em que estamos inseridos como seres humanos, família, escola, sociedade, professores e alunos, hoje eu vejo a importância do curso Pacto/PNAIC que fizemos”, concluiu a professora.
A autora – Tamires Lima tomando conhecimento que seu livro estava sendo aplicado na Escola Dario Lima se manifestou veja a seguir:
“A história Tóim, cadê você? É sobre a jornada da menina Lu para se conhecer e se amar como é. A menina Lu reclamava tanto com seu cabelo chamado Tóim que ele fugiu. Ao procurar ajuda de sua avó Flor, aprende sobre a cultura de trançar o cabelo e enfeitá-lo com conchas e tererês. Após pedir desculpas à Tóim, eles se tornam amigos inseparáveis.
Para mim é uma grande emoção ver que a história chegou em Condeúba-BA e ajudou as crianças da Escola Municipal Dário de Oliveira Lima a se conhecerem e se reconhecerem no livro. Fico feliz também ao ver que trouxe momentos de aprender brincando. Espero ter a oportunidade de visitar a escola e conhecer o projeto incrível que as professoras desenvolvem.
Para as crianças, mando um beijo e minha gratidão por se divertirem e se emocionarem comigo ao ouvir a história de Lu. Espero que cresçam sabendo que são perfeitas aos olhos de Deus e que cada característica como cabelo, cor da pele, olhos, nariz são belas e nos torna únicos e especiais no mundo”, finalizou a escritora.
Que sirva de inspiração para os demais educadores, essa belíssima iniciativa da professora Dilma Rocha da Escola Municipal Dário de Oliveira Lima em Condeúba a quem parabenizamos. Cada vez que temos esse tipo de trabalho realizado sobre um determinado tema, ganham todos, alunos, escola, professores, IDEB e a sociedade em geral.
Sem dúvida é um grande trabalho que deveria servir como inspiração para tantos outros colegas professores e professoras da Educação Básica. Deve dizer, que de nada valem os conteúdos sem a ação dos professores. Há momentos na sala de aula que precisamos reinventar a aula para fugir do pessimismo de que tudo tem que ser igual para todos como se padronizasse a criatividade do professor. E na nossa colega a Professora Dilma Rocha, vem nos mostrar de que é possível proporcionar ao alunado o melhor no aprendizado começando pela LEITURA.
Precisamos acreditar mais em nosso potencial enquanto profissionais da Educação. Porque autoridades educacionais não convivem o dia-a-dia da sala de aula, mais nós sim é que temos a árdua missão de fazermos a DIFERENÇA.
PARABÉNS A PROFESSORA DILMA E A TODOS OS INSERIDOS NESTE PROJETO.
Parabéns tia Dilma pelo belíssimo trabalho desenvolvido com as crianças da EMDOl!
Parabéns pelo esforço e dedicaçao, Dilma!