Condeúba comemora e celebra a festa do Senhor Bom Jesus
Por Agnério Evangelista de Souza
Seguindo a tradição de 79 anos, a Paróquia de Santo Antônio de Condeúba comemora e celebra com muito júbilo a festa do glorioso Senhor Bom Jesus, padroeiro do bairro Bom Jesus na cidade de Condeúba–Diocese de Caetité – Bahia.
Esta festa sempre foi bem participada, porém, este ano superou os anos anteriores nesse pós-pandemia. O espaço celebrativo foi aumentado em 100% e o máximo de assentos foram colocados em frente à capela do Bom Jesus para facilitar a participação e ter melhor aconchego, uma vez que o frio sopra forte nessa época do ano.
Na programação geral, o tema tratado é: “Anunciando a Esperança pela Oração do Bom Jesus”, baseado na orientação do Papa Francisco para o ano jubilar de 2025. O tema foi desdobrado em outros subtemas os quais foram muito bem homiliados evangelicalmente pelos presbíteros da nossa Diocese, que, para cá vieram e deram sua contribuição, durante o novenário, no período de 28.07 a 06.08.2024.
A noite de abertura, dia 28.07, ficou a cargo do pároco local, Pe. Lázaro Matheus que abordou o tema: “Senhor, ensina-nos a rezar”. A segunda noite, tivemos o prazer de receber Pe. José Carlos que discorreu sobre: “Pela oração, nos elevam ao Pai-Nosso que está nos céus”. A terceira noite, compareceu Pe. Leandro e nos falou sobre: “A oração exalta a Deus e revela nossa humildade”. A quarta noite, veio Pe. Alceu que nos falou sobre: “O pedido do Reino nos fez comprometer com o Evangelho”. A quinta noite, esteve conosco o Pe. Isaías cujo tema abordado foi: ”Pedirão Pai o necessário, o pão de cada dia”. A sexta noite, apareceu o italiano Pe. Mario Peira e nos falou sobre: “A Oração verdadeira nos leva a perdoar, pois somos perdoados”. Na sétima noite, o Bom Jesus nos trouxe o dinâmico Pe. Paulo Henrique que nos enriqueceu com o tema: ”O mal não vence aquele que ora verdadeiramente”.
A oitava noite, foi a vez do Pe. Lázaro Trindade e o tema foi: “Rezemos pedindo Senhor, dá-nos sempre desse pão!”. A última noite, abrilhantou-nos com sua presença o Pe. Matheus Augusto com a temática: “Quem reza se enche de Deus e sacia os famintos de fé”. Nessa noite, dia 05/08, além das tradicionais quermesses regadas a show em quase todas as noites anteriores, houve também o leilão cuja banca esteve cheia de vários brindes, tortas, assados, salgados e animais vivos. Houve presença maciça de fiéis.
No dia 06/08, dia da Transfiguração do Senhor, celebrou-se a Missa Solene, durante a tarde e, em seguida, procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Bom Jesus acompanhada por todo povo de Deus. Como já é de costume, pela manhã houve a Alvorada Festiva e Recreação para juventude do bairro e adjacências.
A festa do Bom Jesus nos lembra muito o Bom Jesus da Lapa, local de romaria para onde se deslocam vários condeubenses e romeiros do Brasil inteiro, afim de cumprir uma promessa e pedir a Deus benefícios para os familiares, como: saúde, emprego, saída de vícios, felicidade, sucesso e prosperidade.
Comentários