Condeúba: Associação do Olho D’água e Canabrava inaugura sua sede própria

Na manhã do domingo dia 10 de Abril de 2016, foi realizada mais uma reunião ordinária da Associação de Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho D’água. Desta feita houve algo diferente, que foi a inauguração da tão sonhada sede própria da entidade, a qual está construída numa área doada pelo sócio Miguel Cordeiro Neto, localizada na Estrada Municipal que liga Condeúba a Mortugaba nas margens do açude do Córrego Olho D’água.

O Presidente da entidade Juari Francisco do Nascimento, no inicio dos trabalhos convidou aos associados presentes, para dar as mãos e fez uma reflexão, invocando os nomes de todos associados e ou colaboradores que já são falecidos, os quais passaram pela associação e ajudaram a desenvolver e concluiu importantes projetos da associação.

De saudosa memória trabalharam para a Associação do Olho D’água e Canabrava, nossos irmãos: José Silveira, José Henrique Silveira, Valmiro, Ademário Cordeiro, Elza Cordeiro, Everaldino (Dino), Elviro, Jovino Carvalho e Durvalina (Duzinha). Por último, foi rezado a oração universal do Pai Nosso, acompanhado de uma Ave Maria e Santo Anjo do Senhor, tudo isso em homenagem aos falecidos.IMG-20160411-WA0059

Juari falou também das conquistas realizadas através da associação como a construção da Barragem de Canabrava, anos depois a construção também do seu sangradouro, o encanamento de água da barragem para várias famílias das fazendas vizinhas, a roçada da banca da barragem, construções de caixas dágua, financiamentos diversos do Governo Federal para os seus associados e por último a construção da sede própria da entidade.

IMG-20160411-WA0063O Presidente Juari, disse ainda que foi um ato de grandeza de todos os fundadores da entidade, em especial Argemiro José da Silveira e Erotides José Pereira que ali estavam presentes e receberam as justas homenagens dos demais sócios.

Com a palavra aberta, fez uso da mesma o primeiro Presidente da entidade Erotides, que estava muito emocionado, não se cansou de agradecer pelo reconhecimento do seu trabalho diante da associação. Em seguida os sócios Oclides da Silveira e Maria Neres (Nena), saudaram todos pelas conquistas e organização da entidade e pela elevada folha de trabalhos prestados à Comunidade como todo.

Os trabalhos foram encerrados ainda pela manhã, por volta das 11 horas com muita festa e alegria queima de fogos de artifícios, foi oferecido um bom café a todos os presentes, acompanhado de biscoitos de xiringa e bolos de milho e cenoura, além de suco.

História

No meado do ano de 2000, prestavam serviços às Comunidades rurais do município de Condeúba através do Projeto Gavião, muitos técnicos Agrícolas entre eles estavam Zacarias, Luciano e Pita além de outros, porém, esses três Senhores que foram os pensadores e idealizadores da criação de uma Associação local.

Antes já existia as pessoas que trabalhavam no CATI, no plantio de mandioca, numa equitárie de terra cedida pelos irmãos Fidelcino e Bemvindo moradores da mesma região.

Nesta época o Técnico Zacarias se reuniu com os Senhores Erotides José Pereira e Argemiro José da Silveira e deu as coordenadas para que eles montassem uma Associação de Trabalhadores Rurais, data que ambos acataram a idéia do Sr. Zacarias e começaram a trabalhar com muito afíncuo em prol da nova entidade.

Depois que fazerem várias reuniões nas casas do Sr. Argemiro e depois no estabelecimento comercial do Sr. Dino, este já falecido, além de outras localidades. O tema foi agradando as pessoas e cada dia que se passava era contabilizado mais adeptos a causa.

Os principais participantes na época eram os Senhores: Argemiro, Erotides, José Silveira, Ademario Cordeiro, Lau Ferreira, Manoel de Aurélio, Aureliano (Lelé), Onésio, Everaldinino (Dino), Joaquim de Migliano, Elviro Dinalva, Elza Cordeiro, Izaura (Zau), dentre muitos outros.

O Projeto foi concluído sua primeira etapa com a fundação da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho D’água, no dia 02 de agosto de 2001, na escola Criança Feliz no Olho D’água, data em que foi eleita a primeira diretoria da Associação que ficou assim constituída:

Presidente – Erotides José Pereira, Vice presidente – Salvador Aparecido Pereira (Pinduca).Tesoureiro Argemiro José da Silveira. Secretária – Darli Carolina de Jesus. Conselho Fiscal – Laudelino Ferreira de Sousa, Fidelcino da Silva Carvalho e Ademário dos Santos Cordeiro.Suplentes do Conselho – Everaldino Alves Pereira (Dino), Antonio José de Oliveira e Valdelina Prates Cordeiro.

Fotos do evento inaugural:

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail