Cáritas solidarisa com a campanha S.O.S. Norte de Minas e Sul da Bahia
COMUNICADO
Campanha SOS Bahia e Minas Gerais: A Solidariedade que transborda! A situação dos atingidos pelas chuvas no Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais é grave e preocupante. Estima-se 500 mil pessoas atingidas. Chuvas são fenômenos naturais e muito importantes para refazer os mananciais e para obter bons resultados na agricultura.
Porém, é problemática a forma como as cidades vão crescendo e os espaços sendo ocupados indevidamente, sem estrutura e sem planejamento, com a ausência de políticas públicas básicas, principalmente para as periferias urbanas. Por isso, o poder público deve assumir suas responsabilidades, uma vez que essas situações são previsíveis e poderiam ter sido evitadas, pois não se trata de obra do acaso, muito menos da vontade de Deus, mas consequência do agir humano, da desigualdade social e da devastação do meio ambiente, privilegiando o lucro a qualquer custo.
Pois trás das enchentes estão os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas, aceleradas pela ganância do capitalismo predatório, que destrói os biomas, flexibiliza as leis ambientais, destrói a natureza. Faltam: atenção e iniciativas para evitar os impactos ambientais no campo e nas cidades; políticas estratégicas para enfrentar os momentos emergenciais com mais logística, prontidão e competência.
A Campanha SOS Bahia e Minas Gerais – a Solidariedade que Transborda, promovida pela CNBB e pela Cáritas Brasileira está baseada na passagem bíblica de Lc3,10-11, em que as pessoas perguntavam a João Batista: “Que devemos fazer?”, e João respondia: “quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem e quem tiver comida faça o mesmo.”
Poderes públicos e organizações civis, sensibilizados pela cobertura da mídia, realizaram muitas campanhas de alimentos, água potável, remédios, roupas, fraldas, agasalhos e outras coisas. Vai demorar muito para as pessoas atingidas recuperar o que perderam. Teremos o momento emergencial e o pós-emergencial.
E a Cáritas terá que continuar atuando no sentido de encontrar meios para que as famílias vulneráveis reconstruam suas casas e suas vidas. A Diocese de Caetité, seguindo orientação de seu Bispo, Dom Carvalho, não está realizando campanhas de produtos básicos, pois temos dificuldades de logística para transportá-los até os atingidos. E apoiamos, incentivamos e divulgamos a Campanha SOS Bahia e Minas Gerais.
Convocamos as pessoas que queiram fazer sua doação em dinheiro que será repassado às Cáritas Diocesanas das regiões atingidas. Nas redes sociais da Cáritas Brasileira e da CNBB se encontram os dados das seguintes contas bancárias:
Banco do Brasil: Agência: 0452-9.Conta Corrente: 50.106-9.
Caixa Econômica Federal: Agência: 1041. Operação: 003. Conta Corrente: 1132-1
PIX – CNPJ: 33.654.419/0001-16 (Escritório Nacional)
Evitemos divulgar campanhas pulverizadas, pois tem golpistas tirando proveito da miséria alheia.
Assim, convocamos a todas e todos a fortalecer a Campanha SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que transborda! Com votos de estima solidariedade.
Cáritas Diocesana de Caetité
Comentários