Cidade: Embasa em Condeúba amplia estação de tratamento de água
A Embasa em Condeúba está em processo de ampliação da estação de tratamento de água (ETA), o qual atende Condeúba, Cordeiros, e mais recentemente a cidade de Piripá, que faz uso dos recursos em períodos de escassez, segundo informou a empresa. De acordo com o gerente local, a ampliação visa mais eficiência na limpeza da água que chega à torneira e o aumento da sua oferta junto à população.
Como a antiga estação de tratamento não supre mais a necessidade das cidades abastecidas, a Embasa está construindo em suas dependências, um floco decantador, o qual retira em média 90% das impurezas da água. “O filtro acaba recebendo a água quase limpa e só conclui o processo”, informou a gerência local.
A obra está prevista para s
er concluída nos próximos trinta dias e deve aumentar a capacidade de tratamento da água em até 40%. Simultaneamente estão sendo substituídas as bombas responsáveis pela captação, instaladas na B
arragem do Champrão. Sobre o fornecimento de água para a cidade de Piripá, a Embasa esclarece que existem horários determinados para a liberação da água, além de enfatizar que o atendimento à população da cidade vizinha acontece em períodos de estiagem, já que Piripá possui o próprio reservatório e esse supre as necessidades da população durante a maior parte do ano, informou a empresa.
Quanto ao processo de tratamento e limpeza, a Embasa destacou o papel dos operadores das estações de tratamento de água (ETA), que analisam a qualidade do líquido de duas em duas horas, além de realizarem análises bacteriológicas em suas dependências.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
Fonte: Cidade: Embasa em Condeúba amplia estação de tratamento de água | Ddez
A Embasa não ta fazendo mais que a obrigação, que é de fornecer água potável para a população.Algo que muitas vezes não acontece pois em alguns períodos do ano a água chega as torneiras tão suja que parece que nem ouve o tratamento.
Só falta agora a Dona Embasa providenciar uma barragem decente para a população de Piripá, pois essa história de adutora vai prejudicar as TRÊS cidades no futuro.
Ressalto também que além de investir no melhor tratamento da água, ela deveria também investir na conservação da barragem do Champrão que está aos PRANTOS pedindo socorro. Mas acho que vai demorar, porque EMBASA vai sugar até a última gota de lama da Barragem.Isso não surpreende ninguém, todos sabem que empresas só querem lucrar.