ASSOSSIATIVISMOS: Reunião Ordinária da Associação de Trabalhadores Rurais da Canabrava e Olho d’Água, Compromisso e Planejamento para o Ano de 2024
Na manhã deste domingo dia 25 de fevereiro de 2024, com início às 8:00 horas, foi realizada a primeira reunião ordinária do ano, da Associação de Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – ATRACANA. Marcando o início de uma série de atividades e discussões essenciais para o desenvolvimento da comunidade.
A abertura dos trabalhos foi feita pela presidenta Rosely, que solicitou a todos os sócios e visitantes presentes para dar as mãos formando um círculo no salão da Associação e proferiram a oração universal do Pai Nosso com uma Ave Maria.
O vice-presidente Juari justificou o atraso desta reunião, tendo em vista os falecimentos seguidos de 2 membros da comunidade Luçué e Edileusa. Na sequencia ele fez as prestações de contas do exercício anterior, dentre os principais temas abordados, destacou-se a leitura da ata da reunião anterior, que foi lida e aprovada por unanimidade e sem ressalva, ressaltando a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos. A legalização junto à Central das Associações do município de Condeúba também foi acertada, visando garantir a regularidade e a legitimidade da nossa entidade. Juari pontuou ainda, que a transferência de seu nome para da presidenta Rosely já foi concluída junto a Receita Federal.
Uma iniciativa relevante foi a vinculação da associação junto ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), por meio da apresentação do CNPJ da associação e, dos CPFs dos associados desde que esteja tudo devidamente regularizados. Essa medida fortalecerá a representatividade da associação, possibilitando uma atuação mais eficaz em questões fiscais e administrativas.
A questão das cisternas, fornecidas pela Asa, foi um ponto central da reunião, especialmente para os sócios que ainda não possuem esse benefício. Buscando melhorar a qualidade de vida dos moradores, a associação se comprometeu a encaminhar as inscrições dos interessados para mais esse benefício, o qual teve um número significativo de associados e não sócios.
Um assunto de relevância ambiental foi abordado durante a reunião, sendo essa uma reivindicação da nossa Associação junto ao Poder Público Municipal: a proibição de pescar com tarrafas e andar de barco na barragem da Canabrava. Com o intuito de preservar o ecossistema local, será instalada uma placa alertando sobre essas proibições.
Durante a abertura para a palavra, o secretário Oclides da Silveira destacou a importância da participação ativa dos sócios e incentivou aqueles que ainda não são associados a se juntarem à associação. No mesmo contexto, foi recebido as inscrições das caixas aos sócios e não sócios, reforçando a ideia de que a associação necessita cada vez mais de membros para fortalecer suas reivindicações.
Em um apelo final, a presidente enfatizou a necessidade de união e engajamento de todos para enfrentar os desafios e buscar melhorias para a comunidade. A associação reitera seu compromisso com o bem-estar dos moradores e espera contar com a participação ativa de todos os interessados no progresso conjunto.
Fotos: Oclides/JFC
Comentários