Anvisa libera vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças a partir dos 5 anos nesta quinta-feira, 16. Até então, a bula do produto no Brasil indicava que o uso permitido era apenas em pessoas com mais de 12 anos.
“O número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população”, disse o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.
Apesar da autorização, o Governo Federal não irá iniciar a vacinação de crianças ainda, já que não solicitou a compra de imunizantes específicos para a faixa etária. De acordo com a Pfizer, um novo contrato não precisa ser firmado entre o Brasil e a farmacêutica, bastando apenas um pedido do Ministério da Saúde para que as doses pediátricas sejam enviadas.
De acordo com o ministério, 70 milhões de crianças deverão ser imunizadas no país. A medida deve encontrar resistência do presidente Jair Bolsonaro (PL), que levantou dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes diversas vezes, especialmente nos mais jovens.
Comentários