A importância da Engenharia de Produção para a Sociedade

Cleyton Silveira – Engenheiro de Produção

A engenharia de produção vem tendo um papel cada vez mais fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade. Tanto que isso é refletido no aumento da procura por engenheiros de produção, não só nas indústrias, como também em diversas outras áreas de atuação.

Atualmente, a Engenharia de Produção é dividida em dez áreas distintas, cada uma com suas respectivas subáreas. Essas áreas são: Engenheira de operações e processos de produção; Logística; Pesquisa operacional; Engenharia da qualidade; Engenharia econômica; Engenharia do produto; Engenharia organizacional; Engenharia do trabalho; Engenharia de sustentabilidade e Educação em engenharia de produção.

Compete a ela projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços. Ou seja, a produção não trata somente de bens, mas também de serviços. Já parou para pensar nisso, normalmente quando se fala em produto, se pensa em um bem, entretanto um serviço também pode ser considerado como produto do trabalho de quem o realiza.

Na realidade, a produção nada mais é do que a transformação de algo de um estado para outro. Por exemplo, a produção de móveis transforma madeira, parafusos e pregos em armários, mesas etc. Por outro lado, um salão de beleza transforma o cabelo de longo para curto; e assim por diante.

A maximização do valor e a minimização dos custos é feita a partir do uso das várias ferramentas que o engenheiro de produção domina. Somos capazes de elevar a eficiência e a eficácia dos sistemas, tornando-os melhores e mais baratos.

Ela é capaz de mudar os rumos do nosso país, tornando-o mais competitivo em termos industriais e no atendimento aos serviços básicos demandados pela população, além de ser capaz de melhorar os serviços de transporte, educação, saúde e segurança, além de melhorar a competitividade da indústria nacional frente às concorrentes estrangeiras.

As abordagens da Engenharia de Produção nos sistemas de saúde já são utilizadas amplamente em outros países e têm ganhado destaque aqui no Brasil. Para se ter uma ideia, os desperdícios em ambientes hospitalares chegam a 80%, número assustador frente a toda a demanda não atendida, principalmente quando trata-se do sistema de saúde gratuito. Esse tipo de abordagem, seja na saúde, educação ou segurança, é fundamental no papel social do engenheiro e a sua contribuição para melhorar as condições de vida da população.

Nesse sentido, nós enquanto engenheiros devemos enxergar a Engenharia de Produção como algo transformador, capaz de elevar a competitividade do nosso país, não só nos campos industriais, como também no campo dos serviços. É a riqueza de oportunidades que nos torna uma peça chave no sucesso de qualquer negócio.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail