Cresce número de ex-governadores no governo de Lula
-
Com pretensão de apenas um mandato, Lula reforça equipe com experiência de ex-governadores;
- Quatro ex-gestores estaduais já foram anunciados para chefiar ministérios e outros são aguardados;
- Além de ministros, o vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), geriu São Paulo por 13 anos.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reforçando os ministérios com ex-governadores. Segundo informações do jornal O Globo, a escolha é proposital visto que o petista não teria intenção de buscar novo mandato e quer uma equipe experiente capaz de executar projetos de forma rápida.
Nesta terça-feira (20), Camilo Santana (PT), ex-governador e senador eleito pelo Ceará foi confirmado para a pasta da Educação. Ao lado dele, assume o ensino básico a atual gestora do estado, Izolda Cela (sem partido), que era cotada para chefiar o MEC.
Wellington Dias, ex-governador do Piauí, é um dos favoritos para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social após pressão do PT para que o cargo fique no partido. A senadora, ex-candidata à presidência e cabo eleitoral de Lula no segundo turno, Simone Tebet (MDB), também almeja a vaga.
No combo dos primeiros anúncios, estavam Flávio Dino (PSB), ex-gestor do Maranhão e também senador eleito, que vai para o Ministério da Justiça. Além dele, a equipe de Lula terá Rui Costa (PT-BA) na Casa Civil.
Ainda é esperado no novo governo Renan Filho (MDB-AL), cotado para assumir uma das pastas pretendidas pelo partido dele.
Além dos ministros, o próprio vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), tem a experiência de ter governado São Paulo por 13 anos (entre 2001 e 2006, quando assumiu após a morte do titular Mário Covas; depois eleito em 2002 ficando até 2006; e, ainda entre 2011 até 2014, após vencer as eleições em 2010).
37 ministérios
Segundo Rui Costa, futuro ministro da Casa Civil, “grande maioria” dos nomes já foi definida e novos ministros devem ser anunciados nesta semana. O anúncio de Costa foi feito no último sábado (17). Ele informou ainda que a Esplanada será composta por 37 pastas.
“A minha prioridade nesses dias todos tem sido de concluir a estruturação dos Ministérios. Então, diria que tá praticamente tudo pronto. Todo mundo já tem onde sentar, os ministros, já tem gabinete pra todo mundo, já tem definição de todo mundo onde vai ficar. Tá tudo organizado, o organograma tá pronto. Vamos divulgar essa semana, de todos os ministérios. A grande maioria [dos nomes está definida]”, declarou Rui Costa.
Comentários