Margareth Menezes é convidada para assumir Ministério da Cultura

A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para assumir Ministério da Cultura a partir de 2023. Foto: Alexander Hassenstein / FIFA / Getty Images.
A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para assumir Ministério da Cultura a partir de 2023. Foto: Alexander Hassenstein / FIFA / Getty Images.
  • A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para assumir Ministério da Cultura no governo Lula a partir de 2023;

  • A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da artista na última sexta-feira (9);
  • A atriz Marieta Severo e o rapper Emicida foram convidados para assumir Ministério da Cultura, mas recusaram.

A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023, durante o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da artista na noite da última sexta-feira (9).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a artista aceitou o convite, feito a partir de uma sugestão da socióloga, Rosângela Silva, a Janja, mulher de Lula.

Antes da cantora, a atriz Marieta Severo e o rapper Emicida foram convidados, mas recusaram a proposta.

Anteriormente, Menezes havia criticado a equipe de transição da Cultura, devido à ausência de negros entre os avaliadores do setor no governo Bolsonaro.

Entretanto, o convite à cantora não foi bem aceito por todos. Críticos à escolha apontaram a ausência de um passado sólido como gestora, a não ser pela criação da Associação Fábrica Cultural, na Bahia.

Enquanto isso, o secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, demonstrou seu apoio pela indicação de Menezes.

Lula anuncia ministros da Fazenda, Justiça, Defesa, Casa Civil e Relações Exteriores

O presidente eleito Lula (PT) iniciou nesta sexta-feira (9) o anúncio daqueles que integrarão seu novo governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Em entrevista a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do gabinete de transição, o petista anunciou os ministros da Fazenda, Justiça, Fazenda, Defesa e Casa Civil, quatro pastas consideradas chaves.

Quem são os ministros anunciados por Lula?

“Essa foi a transição mais democrática da história das transições”, afirmou Lula ao iniciar seu discurso, logo após Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, falou sobre a finalização da transição, que acontecerá na próxima segunda-feira (12).

Ao anunciar apenas homens brancos nesse primeiro anúncio, Lula também prometeu em breve que as pessoas “verão no palco” mais mulheres e negros. Petista também garantiu que semana que vem haverá a confirmação de mais nomes após a sua diplomação.

Os nomes anunciados por Lula não chegam a ser surpresas, tendo sido especulados ao longo de toda a última semana. O anúncio desta sexta, inclusive, chegou a ser antecipado pela presidente do PT, Glesi Hoffman, na última quinta-feira (8).

Lula havia dito anteriormente que não anunciaria nenhum ministro antes de sua diplomação como presidente. A cerimônia, que é independente da posse, acontece ainda em 2022, mais especificamente na próxima segunda-feira, 12 de dezembro. A mudança de data, no entanto, é uma forma que o presidente eleito vê para que os novos ministros já iniciem articulações no Congresso.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail