Conheça o projeto literário que é destaque em Condeúba

Bagagem Literária- Ler, criar, produzir e publicar

A escritora Regiane David, residente na Comunidade Quilombo do Tamboril da cidade de Condeúba- BA iniciou no meio literário como escritora romancista em 2021, e de lá para cá vem desenvolvendo trabalhos voltados em incentivo à leitura e escrita.

Em 2021, criou o Projeto Bagagem Literária- Ler, criar, produzir e publicar no Centro Universitário Jorge Amado, com o intuito de motivar os alunos no âmbito escolar, o projeto foi apresentado à mesa de avaliação do MEC, onde recebeu inúmeros elogios da mesa de jurados.

O projeto foi posto em prática na Escola Municipal Antônio Terêncio, no Distrito de Alegre, quando ainda estava o Ensino Remoto virtual, ofertado através da plataforma do Sistema Bravo.

Os alunos produziram contos e microcontos a respeito da pandemia, e no dia 24 de setembro foi realizado o lançamento da obra, onde contou com o apoio da EMAT, da Prefeitura de Condeúba, da Secretaria de Educação, da Plataforma do Sistema Bravo e da empresa WA, graças a este apoio cada aluno foi ofertado com um exemplar da obra.

O projeto também foi desenvolvido no Centro Universitário Jorge Amado, com a produção de uma antologia de poesias, com o nome poesias libertas. Este foi o segundo lançamento realizado através do projeto.

O projeto vem ganhando visibilidade em outros municípios da região, onde já estão fechando parcerias com algumas escolas para a produção da obra literária interna com os alunos, com o apoio da Secretaria de Educação, uma vez que além de incentivar a leitura e a escrita estão inserindo e motivando os jovens na literatura, criando e oportunizando mais espaço.

Se você é diretor (a), quer motivar ainda mais seus estudantes em torno da leitura e escrita, este é o projeto ideal para a sua escola, pois além de todos participarem, a escola e a comunidade terá em seu acervo uma obra de produção de seus estudantes autores.

Este projeto encontra-se registrado nos termos e normas legais da Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil.

Fala da organizadora do projeto:

 “Agradeço a todos que apoiaram meu projeto, ao Centro Universitário Jorge Amado pelo direcionamento e oportunidade de idealizar algo em prol da educação; a EMAT que acreditou e abraçou a ideia e fez acontecer com uma noite de lançamento maravilhosa, que ficará para sempre em nossas memórias, é algo imensamente gratificante ver o brilho no olhar dos alunos ao receber o livro e das famílias por verem seus filhos participando de um projeto, sendo autores publicados. Agradeço também aos contatos de outras secretarias de municípios vizinhos em mostrar interesse no projeto, reconhecendo sua importância e assim também reconhecendo meu trabalho neste ramo da literatura. Muito obrigada a todos”.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail