Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Realizado o “encontrão” Sinodal na Comunidade do Olho d’Água

 

Ângela Cruz, foi a palestrante do encontro sinodal realizado na Comunidade do Olho d’Água

Foi realizado na manhã deste domingo dia 22 de maio de 2022, o “encontrão” Sinodal na Capela Senhor dos Passos (Comunidade Olho d’Água). O encontro comunitário foi para esclarecimento sobre o Processo de escuta para o Sínodo dos Bispos (2021-2023), com o lema:

“Caminhar juntos” nas terras sagradas do sertão… Este foi um convite que o Papa Francisco fez a toda igreja, onde convocou uma nova Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, e deseja que todo o Povo de Deus possa participar de forma efetiva desse processo sinodal, aberto oficialmente no dia 09 de outubro de 2021.

O encontro foi iniciado com a acolhida à toda a assembléia e a convidada Ângela Cruz que fez uma breve representação do Sinodo através do cenário preparado pela comunidade, onde representava as cores dos continentes, a Bíblia Sagrada, velas, a cruz, flores e as palavras em destaque: Missão, Participação e Comunhão.

Em seguida deu continuidade com a celebração da palavra que foi dirigida pela Coordenadora Angelina Maria da Costa e alguns membros da comunidade: Hélio e Leiliane.

Dando seguimento a Senhora Ângela Cruz foi convidada a fazer uma explanação do tema juntamente com a comunidade, na oportunidade foram apresentadas leituras pelos membros da comunidade: Geisa, Neusa, Leiliane, Maria Clara e Edna, as quais relataram a importância do Sinodo e sua função diante das comunidades, para que a Igreja si torne um ambiente acolhedor e participativo que vai além da “Igreja” e caminhe junto com o seu povo.

A senhora Angela Cruz dirigiu diversos questionamentos à assembleia. Primeiramente foram convidados a relembrar os momentos vividos por essa Comunidade. A assembléia relatou sobre o acolhimento, a organização, os eventos e também alguns momentos difíceis como: a pandemia, o fim de alguns grupos de orações como o Terço dos Homens.

O início da comunidade que foi erguida na própria residencia do Senhor Erotildes, o qual relatou as diversas dificuldades enfrentadas naquela época.

Neste momento alguns homens presentes neste evento, colocaram a vontade de retornar ao encontro do Terço dos Homens que ficaram a decidir o retorno. A assembléia relatou os passos que a comunidade necessita seguir para que possa colher bons frutos como:

A evangelização, o compromisso, a responsabilidade e o acolhimento. Citou-se a necessidade das famílias apresentarem a oração dentro de suas casas, para que juntos a Igreja e as famílias consigam formar cidadãos de bem e compromissados com a evangelização.

Logo após houve o questionamento sobre a caminhada na comunidade, onde infelizmente já foram perdidas muitas pessoas. A assembléia colocou diversos pontos negativos que fizeram com que isso aconteça como: as criticas diante dos trabalhos exercidos, o afastamento das famílias após receberem os sacramentos, as diversas outras atividades sociais, entre outras.

No questionamento em relação a esse assunto, as comunidades estão escutando as pessoas, falou-se sobre as famílias mais carentes, que são acolhidas, porém necessitam que possamos escutar melhor essas pessoas, colocaram o preconceito diante dos diversos modos de pensar das pessoas e resumindo o que é necessário que possamos escutar melhor uns aos outros, para que não percamos membros de nossa comunidade e caminhemos juntos mesmo diante das diferenças sociais e pessoais.

Dando seqüência ao encontro houve um momento de animação conduzido por Kawane com cânticos divertidos de louvor, no mesmo tom, a assembléia cantou e si divertiu. Logo após houve uma pausa para o café da manhã que foi compartilhado por toda a comunidade, contendo diversas iguarias da época que estavam uma delícias.

A assembléia foi convidada ao retorno com a continuação dos questionamentos, cujo o próximo foi sobre o espaço para a liberdade de expressão dentro das Igrejas. Nas quais foram citados que há espaço, porém, relataram que algumas pessoas ainda não si sentem a vontade para colocar suas opiniões e falta um pouco de disponibilidade para as pessoas si deslocarem das suas comunidades para buscar mais conhecimentos.

Quando foi questionada a respeito da preparação em relação as celebrações realizadas nesta Capela, a assembléia colocou que mesmo tendo algumas falhas, mas a comunidade consegue dividir bem os trabalhos e tem o compromisso e a responsabilidade.

Em relação ao compromisso dos batizados, foram colocados algumas pessoas dão testemunho, mas, que ainda é necessário ter mais responsabilidade e que possam ser mais ativos nos trabalhos e participações na vida da comunidade.

Relacionado ao compromisso nos serviços sociais, disseram do compromisso que toda a comunidade tem com o bem viver de todos, que temos que estar atentos aos diversos tipos de abusos e violências que podem ocorrer dentro das famílias como: agressões físicas e psicológicas, ressaltando a grande importância do diálogo entre as famílias e a comunidade para auxiliar e acolher essas pessoas.

Em se tratando do diálogo entre as diversas entidades da comunidade, colocaram que as mesmas tem um bom diálogo entre elas, procurando sempre o bem comum. E que mesmo diante de alguns conflitos enfrentados no dia a dia, mas há na comunidade uma comissão que discute e buscam um consenso em relação aos problemas para atender bem toda a comunidade.

Citaram ainda, o bom trabalho executado pela atual coordenação desta comunidade que está sempre disposta a ouvir todos em assembléia e não toma decisões sem que haja o diálogo entre toda a comunidade.

E aqueles que são convidados ao trabalho comunitário, sempre são bem acolhidos, desta maneira facilitando o desempenho do mesmo. Foi colocada a importância da assembléia ouvir o chamado da coordenação para a participação nos encontros dento da Igreja e nas formações proposta pela paróquia, para que a comunidade cresça em conhecimentos e animações, não fraquejando diante da evangelização.

A coordenadora relatou sobre as reuniões que sempre participa e que ajuda a bem realizar o cargo atribuído a ela, auxiliando a resolução dos diversos assuntos na vida da comunidade. Para finalização da conversa a convidada Angela Cruz deixou a disposição para que a assembléia pontuasse aspectos que necessitam serem mudados na condução dos trabalhos da Paróquia.

Na oportunidade foi dito da necessidade de mais um padre para atender melhor as comunidades, tendo em vista, o tamanho e a extenção territorial da Paróquia. Foi dito também que o curso de Teologia da Diocese em Caetité, deveria abrir uma filial aqui em Condeúba para facilitar o acesso e ingresso dos fiéis a esse curso para a melhoria de conhecimentos dos cristãos.

Foi comentado também, o momento da homília que si estendem além do tempo estipulado, a pontualidade e organização dos sacramentos que são realizados na sede, pois, alguns são feitos sem maiores investigações da vida matrimonial dos pais e padrinhos.

A convidada Ângela Cruz usou deste momento para tirar algumas duvidas da assembléia em relação ao recebimento dos sacramentos que foram citados.

Para finalização do encontro houve o momento eucarístico, no qual, todos os presentes que sentiram-se a vontade comungaram e logo após houve os agradecimentos a convidada Ângela Cruz, todos que auxiliaram para a realização deste evento e todos que se fizeram presentes, realizou-se a benção final e todos foram convidados para degustação de um maravilhoso almoço que foi preparado pela comunidade.

Relação dos participantes no Encontro Sinodal:
1-Gisele de Sousa Cordeiro
2- Angelina Maria da Costa
3- Hélio Carlos de Sousa
4- Kawane Silveira Pereira
5- Manoel dos Santos Cordeiro
6- Sandra Maria da Siveira
7- Edna Prates Cordeiro
8- Geisa Prates da Silveira Ribeiro
9- Leiliane Prates da Siveira
10- Maria Pereira de Oliveira
11- Maria Clara da Silveira
12- Irineusa Ferreira Alves
13- Isabel Maria da Costa
14- Lafaete Alves Barbosa
15- Angela Maria da Cruz Santos
16- Vera Pereira Barbosa
17- Antonio Carlos Pereira Barbosa
18- João Pedro Sousa Alves
19- Rosa de Brito Sousa
20- José Aparecido Parinho
21- Clóvis Ferreira de Sousa
22- Alisson Alves Pereira
23- Erick Aves Pereira
24- Sthefany Silveira Sousa
25- Deuza Rosa da Silveira Sousa
26- Zenilde Prates Pereira Carvalho
27- Jovelino da Silva Carvalho
28- Isabel Prates Pereira
29- Maria Alyce Cordeiro
30- Marleide Barbosa de Souza
31- Eldio José de Sousa
32- Nicolas Barbosa de Sousa
33- Hellen Costa
34- Kawan Costa Pereira
35- Maria Nere de Sousa Brito
36- Larissa Lorrany Souza Siveira
37- Rosilene de Souza Ferreira Silveira
38- Francisca Maria da Costa
39- Alexandra Ferreira de Sousa
40- Luismar Rodrigues Pardinho
41- Maria Aparecida da Rocha Sousa
42- Clemencia Pardinho
43- Celcina Maria de Sousa
44- Neuza Neres Souza Brito
45- Luana Brito Pereira
46- Vitória Pereira Carvalho
47- Heloisa Pereira de Sousa
48- Oclides Ribeiro da Silveira
49- Eldina Caroina de Jesus
50- Darli Carolina de Jesus
51- Vanessa da Silva Pereira
52- Antonio José Pereira
53- Juvenal Pardinho
54- Erotildes José Pereira
55- Edenison de Sousa Pardinho do Nascimento
56- Etelvina Maria de Jesus de Sousa
57- Josilane da Costa Dias
58- Rosalina Maria Silveira
59- Antonio José da Costa
60- Edinalva Pardinho
61- Neusa dos Santos Pereira Conceição.
Colaborou nesta matéria, Gisele de Sousa Cordeiro.

Fotos: Oclides/JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail