Condeúba/Social: Completou dia 26/3/2022, 102 anos de idade a Sra. Lisete Maria de Sousa

Por Paulo Henrique

A Senhora Lisete Maria de Sousa completou dia 26/3/2022, 102 anos de idade

Que vida… Sim, uma vida longa, abençoada e muito feliz. Algum jovem ousaria contar os dias dessa grande personalidade condeubense? Acho que seria impossível falar de tudo o que fez, o que viu, o que viveu e o que construiu Dona Lisete nesses 102 anos de vida e caminhada.
Natural de Condeuba, nasceu no coração de uma família muito católica e com valores profundos no campo da fé e da vida social.
Dona Lisete não só participou da história, mas ajudou diretamente a consolidar o rosto da sociedade condeubense, dando o seu testemunho, seu comprometimento e suas lutas diárias.
Na Prefeitura do Município, Dona Lisete foi uma funcionária exemplar e dedicada, sendo tesoureira por muitos anos, sempre ao lado de grandes personalidades como a família de Antônio Terêncio e Djalma Sousa, ambos prefeitos do município.
Na comunidade cristã católica, Dona Lisete foi a primeira secretária da Paróquia e colaborou com a missão do padre Waldemar Moreira da Cunha, sacerdote lendário na catequese católica de Condeúba. Com o padre Homero Leite Meira, Dona Lisete teve a honra de trabalhar incansavelmente e cooperar com a organização de grandes feitos como a construção do Salão Paroquial.
Dona Lisete foi casada com o Sr. Antônio Cabo Velho com quem teve 6 filhos Fátima, Graça, Rita, Roberto, (Clemente e Zequinha ambos in memorian), porém ficou viúva ainda muito jovem, mas não perdeu a esperança e seguiu a sua missão cuidando de sua família e seus filhos queridos que foram educados e amados por ela com um amor materno singular.
Dona Lisete viu muita gente nascer e muita gente partir. Ela participou de uma história antiga que abriu as portas para uma história moderna e contemporânea em Condeúba. Com mais de 100 anos, com um séculos e dois anos de vida, ela teve a oportunidade de presenciar os tempos das enfermidades e epidemias, das fomes e crises de seca, da revolta de 1926, quando a Coluna de Prestes visitou Condeúba e foi descansar no Paço Municipal, das enchentes fortes e das mais fracas que passaram pelo Rio Gavião, das obras mais importantes que foram construídas na cidade e de festas luxuosas que chamavam a atenção pelo brilho e pela organização do povo.
Dona Lisete viu a construção e a inauguração da Torre da Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi edificada muito depois da fundação do templo antigo.
Ela ouviu por diversas vezes o som da Filarmônica Santa Cecília, na qual seu pai Clemente Lord era músico. A famosa orquestra encantou muitos corações nas procissões e nos cortejos fúnebres da antiga cidade.
Dona Lisete já é uma cidadã eterna, uma mulher que foi exemplo para muitas outras mulheres de seu tempo; uma verdadeira guerreira.
Hoje, com 102 anos de idade, goza da companhia de seus filhos, seus netos, bisnetos, amigos, irmãos de caminhada na comunidade de fé e muitos outros que a admiram e a querem muito bem.
Moradora da Rua Padre Waldemar, Dona Lizete sabe que nada acontece sem o amor de Deus e sem a sua permissão. Por isso, ela sempre foi fiel a sua fé e nunca deixou de se confiar aos cuidado do Bom Jesus e Nossa Senhora.
Na Semana Santa, todos os anos ela tinha a devoção e o cuidado de providenciar a confecção de uma túnica nova para a imagem do Senhor dos Passos que saia em procissão pelas ruas de Condeúba. Também, na companhia de outras mulheres como Dona Branca e Dona Dilva, sua afilhada, vestiam a imagem de Nossa Senhora das Dores, com amor, zelo e dedicação, para que a imagem pudesse sair com dignidade nas procissões da Semana Santa.
Enfim, não é nada fácil falar de Dona Lisete, pois sua vida é realmente uma imensidão de histórias, lutas, trabalho, experiências e momentos inesquecíveis… Ela foi e continua sendo uma grande cidadã condeubense. Por este motivo, é justo e salutar dizer: Parabéns, Dona Lisete! Que Deus a abençoe, sempre! E que venham mais 102 anos pela frente…

Nós do Jornal Folha de Condeúba parabenizamos a grande matriarca de Condeúba Senhora Lisete, pela passagem de seus 102 anos de idade, uma feliz e bem sucedida caminhada de vida, recorde absoluto. Pela imensa sabedoria e por ela ter bem vivido a vida até aqui. Rogamos ao bom Deus que continue iluminando sua vida e que essa data se repita por muitas vezes, para alegria não só da Senhora Lisete mas, de todos nós, assim podemos nos orgulhar deste magnífico recorde de idade em nossa sociedade.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail