Eleições 2016: Em Condeúba onda vermelha do PT cobriu a cidade
Por Oclides da Silveira
Ontem dia 24 de setembro de 2016, no último grande evento da campanha do candidato Guto PT, que teve inicio com uma caminhada saindo do Bairro Bom Jesus atravessou o Centro da Cidade e foi até a Rua 21 de abril no Bairro do Divino, onde estava um trio elétrico que serviu de palanque para o grande comício.
Segundo estimativa dos organizadores, tinha cerca de 6 a 7 mil pessoas no movimento, uma verdadeira onda vermelha cobriu a cidade. De qualquer maneira, foi o maior numero de gente já visto em todas as épocas, reunidos de uma só vez para o mesmo evento em Condeúba.
A paixão pela política é algo inusitado no município, em época de eleições as pessoas vivem 24 horas falando só de política, cada um defendendo seus candidatos a vereador e Prefeito, além do grupo político.
A fúria pela política é tão grande por aqui, que existe um tipo de “bolsa de apostas ou também chamado de bolão” na vitória dos candidatos, ou ainda qual será a frente que um vai ter sobre o outro. Normalmente essa iniciativa é de algum popular de bom conhecimento público, sem nenhum critério organizacional, ela entra na lei do uso e costume local.
O mais importante é que nunca foi registrado qualquer tipo de dano ou desavença por conta dessa prática, tudo termina em festa, com as forças política dando-se as mãos e reconhecendo a vitória do adversário.
Esta eleição que só concorrem 2 candidatos ao cargo de Prefeito, Guto -PT pela situação e Silvam – PMDB pela oposição, até o momento tem estado dentro dos tramites naturais da disputa, nada que tenha direcionado para agressões pessoais, sempre dentro de um bom trato e respeito mútuo.
A oposição está prevista fazer seu último grande comício na próxima quinta feira dia 29, data em que pretende convencer os eleitores que seus projetos para Condeúba serão melhores do que os do Prefeito Guto que disputa a reeleição.
REFLEXÃO DO MOMENTO POLÍTICO DE CONDEÚBA.
Entendemos à POLÍTICA como um serviço ao e para o Bem Estar de um povo e consequentemente de uma Sociedade. Um candidato dentro e fora da disputa política quando se busca um cargo eletivo, deve-se comportar como uma pessoa pública simpática, equilibrada e aberta a todos os munícipes sem quaisquer discriminações de ordem partidária, religiosa, familiar ou de qualquer filosofia grupal ou pessoal. Os princípios morais, espirituais, sociais e de convivência comunitária devem prevalecer inalterados na vida e na conduta de candidatos a prefeito (a) e a vereador (a) de um município. O eleitor, tem que ter a consciência de que não estamos numa guerra onde alguém tem que sair ferido ou morrer no combate.
O que uma população de uma cidade espera (va), é vê ou ouvir propostas de candidatos tanto do executivo quanto do legislativo. Acredito que nos últimos meses no Brasil, já estamos cansados de assistir na Câmara Federal dos Deputados e no Senado Federal, vergonhosos espetáculos de membros daquelas Casas que dizem ser de Leis. Será que não podemos fazer diferente em nossos municípios? Será que temos (remos) que nos comportar sempre como moleques de recadinhos nas redes sociais e nos palanques? Que exemplos os senhores e as senhoras candidatos estão transmitindo para as crianças, os adolescentes e os jovens dessa cidade? Pra quê e por quê tanta BAIXARIA, se não somos tão baixos assim?
Nenhuma administração ela é 100%, porém, também não se pode dizer que nela nada foi feito. Admito até que não queiramos enxergar tais benefícios foram realizados no município ou na cidade, agora mentir também fica feio somente por ser oposição a uma gestão na disputa de um pleito eleitoral. O que enquanto eleitor (a), deveríamos exigir dos nossos candidatos (as), era propostas concretas para a continuidade do DESENVOLVIMENTO do município, e não está desfazendo ou torcendo contra as coisas boas que deram certo na atual gestão municipal. Isso é um pensamento pobre e pior, uma atitude egoísta daqueles e daquelas pessoas mesquinhas que só olham para os seus umbigos e de seus familiares. O nosso Município têm 18 mil habitantes aproximadamente para proporcionar -lhes saúde, educação, assistência social, moradia e tantos outros direitos sociais assegurados pela nossa Constituição Federal de 1988.
O FOCO DA NOSSA POLÍTICA É ESSE!
CIDADÃ E CIDADÃO, PENSEM NISSO!
A BARRIGA NÃO DOE UMA VEZ SÓ.