O Dia de São Pedro e São Paulo é celebrado em 29 de junho
Por Oclides da Silveira
Em Condeúba a tradição de acender a fogueira de São Pedro continua sendo pelos viúvos. Ontem dia 28 de junho de 2019 véspera do dia de São Pedro, acenderam-se todas as fogueiras às 18:00 horas, as famílias reunidas se fazem uma oração em prol da alma do membro do casal falecido, em seguida bota fogo em todos os tipos de fogos que compõem as festividades junina, de chuvinha, traque, pega-moleque, bombas, foguetes e bombão.
Na casa da Sra. Clemência Pereira Silveira teve muitas comemorações, primeiramente por ela ser viúva do Sr. Deoclides Pereira, depois por ela ter a graça de receber muitos parentes vindo de São Paulo para passar essa data com ela, e por isso a Sra. Clemencia costuma fazer um convite aos parentes residentes aqui por perto e demais amigos, para realizar um grande forró, no decorrer da festa foram servidos todas as engarias da época como quentão, vinho quente, farofa de carne, chá de amendoim e outros mais.
A animação da festa ficou por conta dos famosos artistas locais “Antoninho de Militão na sanfona, seguido por José Ribeiro no violão, “Zé de Moisés” no pandeiro e Cabral vocalista. A festança que começou por volta das 20:00 horas e foi até altas horas da madrugada do dia seguinte, contou com muitos casais dançando no grande salão da residencia de Joaquim Alves, um dos filho da Sra. Clemência. Estiveram prestigiando essa grande festa a vereadora Nena e os ex-vereadores José de Sousa, seu filho Tony Sousa e o Professor Helio.
Fotos: JFC
HISTÓRIA: A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraiás e grandes fogueiras, assim como acontece no Dia de São João.
Os cristãos ortodoxos também observam esta festa, mas o fazem no dia 12 de julho.
Origem do Dia de São Pedro e São Paulo
A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.
Pedro era um pescador, foi apontado por Jesus como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra de Jesus.
Por outro lado, Paulo de Tarso não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto e inclusive, perseguia cristãos. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva.
Ambos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre. Já São Paulo foi degolado em Roma.
Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos).
Comentários