Condeúba: Foi lançado o livro “Mergulho no Passado” autoria de João Cordeiro, o qual retrata a história do Legislativo Condeubense
Por Oclides da Silveira
Nesta manhã de quinta-feira dia 21 de junho início do inverno deste ano de 2018, foi realizado no Salão Políbio Rodrigues de Carvalho na Câmara Municipal, o lançamento do livro “Mergulho no Passado” de autoria do Mineiro de Salinas radicado há 67 anos em Itabuna/BA., João Cordeiro de Andrade, um evento histórico que veio renovar e facilitar a vida do povo condeubense no sentido de dar maior conhecimento em torno do nosso Legislativo, bem como, facilitar a vida de quem precisar fazer pesquisas em torno daquela Casa de Leis.
Mergulhando no Passado “um nicho de poder” na Vila de Santo Antonio da Barra (Condeúba), esse é o tema explorado com muita perspicácia pelo Historiador Professor João Cordeiro, que traz a primeira Câmara de vereadores eleita em 14 de maio de 1861, além das demais que aconteceram até essa atual que temos hoje com mandatos de 2017 a 2020.
Recomendamos a todos a aquisição de pelo menos um exemplar deste importantíssimo livro “Mergulho no Passado” de Autoria do Historiador João Cordeiro, o qual poderá ser encontrado na Câmara Municipal no horário da manhã, a um custo de R$ 40,00
Prestigiaram o lançamento do livro do Historiador João Cordeiro as seguintes autoridades: Paulo Henrique Cordeiro que é Chefe de Gabinete do Prefeito e também fez o cerimonial do evento, os vereadores Silvano dos Santos – Presidente do Legislativo, Maurilio Guilherme, Arlindo Cruz, Antônio Terêncio, José Reis, Carlito José Pereira, Antônio Chaves e o ex-vereador Fabiano Ferreira, os Secretários Municipais da Administração Antônio Sousa que representou o Prefeito Silvan Baleeiro, Weder Spínola da Educação, os diretores de Cultura Ygor Roberto e Juari Nascimento das Escolas do Campo, além de outros escritores como Agnério, Edson Silveira, Jovino Coutinho e Joandina Maria de Carvalho entre outros. O evento contou com o apoio da Prefeitura e das Secretarias de Educação, Cultura e Câmara Municipal.
"Tanto que ao amanhecer do 14 de maio de 1861, a população estava empenhada nos preparativos das festividades que iriam acontecer no transcurso do dia tão desejado pelos habitantes desta comunidade sertaneja, formando-o assim num dia inesquecível, além de histórico. Durante toda manhã, fogos estouravam na ar anunciando as "boas novas" e a população lentamente ia chegando ao redor do adro da Igreja Matriz de Santo Antônio da Barra, onde iria acontecer a cerimônia da Missa Celebrada pelo Padre Manoel José Gonçalves Fraga.
Ao término da cerimonia religiosa, os vereadores da primeira legislatura do município, tomaram posse no consistório da Igreja Matriz, onde ficaram por um longo tempo se reunindo naquele mesmo local. Para dar posse a primeira Câmara de Santo Antônio da Barra, vieram os representantes de Caetité Major José Antônio Pimenta e José Lycério do Rego - Presidente e Secretário da Câmara de Caetité, para dar posse aos vereadores abaixo citados": (informações obtidas no livro "Mergulho no Passado" pag. 140)
PRIMEIRA LEGISLATURA – (1861 A 1864)
Capitão Antônio Joaquim da Rocha – Presidente Capitão José Antônio Torres – Vice-Presidente Alferes Bartolomeo José da Silva Tenente Coronel Antônio Coelho de Farias Tenente Coronel Heitor Soares de Castro Tenente Coronel Joaquim Simões de Oliveira Capitão Zeferino Pereira de Souza
Fotos JFC e Medonho
Prezado Sr.João Cordeiro, boa tarde! Estava pesquisando a história da minha família e encontrei o seu livro! Sou descendente do Barão José Egídio de Moura e Albuquerque. Meu bisavô Sebastião de Moura e Albuquerque teve uma filha, Jacy de Moura Menezes que era mãe do meu pai Osmar de Moura Menezes. Passei a minha vida inteira ouvindo a história do meu tataravô José Egídio que laçou uma Índia e casou-se com a mesma, como também observava a espada do General Sebastião na parede da sala… Gostaria muito de saber um pouco mais sobre José Egídio e a minha tataravó Índia. Não sei se seu livro fala deles ou se você teria alguma fonte de pesquisa.
Em tempo: peço a vocês que não se esqueçam de mim, que façam contato comigo devido ao desenvolvimento de vocês e também, pelo caráter, personalidade e motivação pela cultura. Oclides, Agnério e Joandina é um tripé de cultura para o município desta cidade que amo, entre outros. Gostaria de estar sempre presente nesta comunidade. Tenho uma vontade imensa de colaborar na área de História aí neste torrão.
Abraços do amigo,
João Cordeiro
Nesses 157 anos de emancipação política, nada sabíamos sobre a Câmara Municipal. Já se passaram 38 legislaturas, estamos na 39ª; pois, o professor e historiador João Cordeiro de Andrade, fazendo um estudo intensivo e científico ao mesmo tempo, buscou e pesquisou todos os nomes dos vereadores de cada legislatura com seu respectivo presidente e vice-presidente e nos trouxe de graça, nesta sua obra: “Mergulho no passado “o nicho de poder” na Vila de Santo Antonio da Barra. Esta obra completa a de Dr. Tranquilo Torres e a corografia do professor Agnério Souza – Condeúba, sua história, seu povo. Vale a pena conhecê-la.