Brumado registra 170 casos suspeitos de zika vírus este ano; falta material no combate ao mosquito

Uma epidemia de Zika Vírus pode ser desencadeada em Brumado ainda neste primeiro trimestre de 2016. Os números de casos suspeitos são assustadores. Apenas nesses dois primeiros meses do ano, já foram notificados 170 casos suspeitos.

Em todo o ano de 2015, foram 259 casos suspeitos, com 37 descartados e 222 aguardando confirmação. O zika se tornou mais intenso do que a dengue, que até então registrou 43 casos, sendo 39 suspeitos, três descartados e um confirmado.

Já a chikungunya teve apenas um caso suspeito, ainda não confirmado no município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na última quarta-feira (17), agentes de endemias realizaram a borrifação na Avenida Mestre Eufrásio, onde foram confirmados dois casos de zika vírus em uma família esta semana.

brumado-material-combate-zika-virus-foto-site-brumado-noticias-90

A Vigilância Epidemiológica (Vigep) está tendo dificuldades, pois, assim como nos demais estados do país, o governo federal está fornecendo pouco material para combater o mosquito aedes-aegypti, o transmissor da doença.

A última remessa recebida pelo setor foi de 10 kg do larvicida, que é aplicado nos reservatórios de água e já está no final, quando seriam necessários pelo menos 60 kg do produto para cobrir a cidade em pelo menos 90% de sua totalidade.

“O larvicida está vindo regrado e o governo cancelou a coleta de dados sobre o índice predial, mas com os números dos casos suspeitos temos a certeza de que o índice do mosquito no município mais que triplicou.

Estamos rumando para uma grande epidemia da zika em Brumado e a Vigep está trabalhando com limitação por conta desta falta de material para os agentes”, disse o coordenador Fábio Azevedo.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail