Urandi: Nova agroindústria de frutas vai triplicar produção de agricultores
Os agricultores e agricultoras familiares da Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Rio Covas de Mandioca, sediada no município de Urandi, no Sertão Produtivo do sudoeste baiano, estão felizes da vida. Na sexta-feira (30), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou a requalificação da unidade de beneficiamento de frutas, com novos equipamentos que vão triplicar a produção no local.
O presidente da Associação, Joaquim Aranha, comemora as mudanças na qualidade e na quantidade de produtos fabricados da nova unidade. “Essa ampliação será muito importante para a geração de renda, para fixar as famílias no campo e melhorar a qualidade dos produtos. A vida das pessoas dará um salto de qualidade muito grande. Vamos triplicar a nossa capacidade de produção e, como consequência, esperamos a triplicação das vendas”, celebrou.
A nova unidade beneficiará a produção de frutas para a fabricação de polpas a exemplo de acerola, goiaba, maracujá-do-mato, manga, abacaxi e o carro-chefe da Associação, a de umbu. Além disso, os agricultores familiares vão trabalhar com outros produtos derivados dessas frutas, a exemplo de doces e licores.
Sobre a triplicação das vendas, o presidente da Associação comenta a importância da comercialização dos itens nas feiras livres e nos mercados institucionais como o do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Vamos poder entregar a mais pessoas uma polpa de qualidade, que beneficia a saúde das pessoas e também das crianças nas escolas”, enfatiza Joaquim. A Associação foi beneficiada com recursos da ordem de R$ 859 mil, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Outra importante estrutura entregue nesta sexta-feira, em Urandi, foi a ponte em estrutura mista do povoado de Poções, que vai viabilizar o acesso da população à sede do município. Com investimento total de mais de R$ 353 mil, a nova ponte vai facilitar também o escoamento dos produtos oriundos da agricultura familiar, além de dar mobilidade à população rural que reside nos arredores.
Comentários