1º Encontro Revivendo Condeúba aconteceu nos dias (20 e 21/6/2023)

 

Membros dos condeubenses ausentes e visitantes no café da manhã do dia 21/6, na Praça Santo Antônio

O 1º Encontro Revivendo Condeúba, feito pelos condeubenses ausentes, deu-se início ontem terça-feira dia 20 de junho de 2023 e termina hoje quarta-feira 21, “Dia do Condeubense Ausente”. Até o ano de 2019, neste dia 21 de junho, sempre foram homenageados os condeubenses ausentes, ou seja, aqueles filhos ou amigos de Condeúba, mas que fizeram ou ainda fazem algo relevante pelo município, e que via de regra moram fora.

A Lei Municipal nº 962 de 12 de junho de 2017, que oficializa essas homenagens aos seus filhos ilustres, foi criada por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer com apresentação na Câmara pelo então vereador Toinho Terêncio, a qual foi aprovada por unanimidade.

A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer já homenageou diversas personagens como artistas musicais, na área de pintura, educação, empresários e outros. Desde 2020 que a Secretaria de Cultura não fez mais essas homenagens aos condeubenses ausentes, que foram interrompidas por força da pandemia, retornando agora em 2023, com esse grande movimento denominado “1º Revivendo Condeúba”, que tem como excelentes organizadores as conterrâneas Mari e Ritinha que moram fora e Paulo Henrique que reside em Condeúba.
Primeiro dia iniciou no Salão Paroquial com a oração do Pai Nosso, em seguida foram distribuídos  aos inscritos camisetas, lenços brancos e chapéus oferecidos pelo movimento. Depois foi feito uma belíssima homenagem às professoras. Na squencia os participantes do movimento sairam pela Rua padre Valdemar passou pela Praça Santo Antônio, seguiram pela Rua Tranquilino Torres até o Cristo e desceu saindo na Praça Jovino Arsênio da Silva Filho, indo até o antigo Prédio da Intendência, onde foi feito um ato cívico oficial, com a entonação dos Hinos Nacional e de Condeúba e respectivos hasteamentos das Bandeiras Nacional pelo prefeito Silvan, Estadual presidente da Câmara Reginaldo e de Condeúba por Pedro Massinha representante dos condeubenses ausentes. Estiveram prestigiando o ato, o prefeito Silvan a vice-prefita Mara, representando a Igreja Católica esteve o Seminarista Mateus, vereadores, secretários e outros.

Houve discursos 1º foi o professor Agnério que deu as boas vindas a todos, seguido foi declamado um poema pela professora “Lora” que é presidente da Academia de Letras de Vitória da Conquista, falaram também os ex-prefeitos Toinho e Guto, o secretário de Administração Toninho de Filó e Ana Maria Terêncio, por último falou o prefeito Silvan. A Secretaria Municipal de Cultura distribuiu a todos uma lembrancinha. Depois foram plantar algumas árvores na mesma praça e por último foi descerrado uma placa do movimento “Revivendo Condeúba” com os dizeres: “Primeiro encontro de condeubenses em busca da história, para enaltecer a cidade e abraçar seus amigos”. Datada de 20 de junho de 2023, agradecimento especial ao prefeito Silvan Baleeiro.

Ao meio dia começara a ser servido um almoço aos condeubenses na sede da AABB. A tarde foi livre e a noite teve um encontro cultural, na Escola Municipal Tranquilino Torres, onde quase todos estudaram, o ato foi iniciado com a professora Joandina falando sobre a Coluna Prestes e depois, abriu espaço para todos dar uma pequena prosa, por último foi feito uma roda e ali foi dado um abraço simbólico na escola.

No 2º dia de trabalho do movimento, foi nesta quarta-feira 21 de junho Dia do Condeubense Ausente, iniciou-se com um café da manhã partilhado, acompanhado de muita música fogos de artifícios e também muita alegria. O próximo compromisso foi o almoço na AABB, depois do meio dia e em seguida após o almoço, um ônibus dos Irmãos Nascimento levou alguns para visitar a casa construída de vidros de propriedade do Sr. Jesuíno Vieira Lima o popular “Negonho”. Por último, foi feito um encontro na Praça do Forrodromo às 20hs., com a frota de Reis do Olho d’Água e Higino que cantou o Reis de Morador e uma contradança, em seguida, Edu Viana fez uma homenagem ao falecido reiseiro Maracá, na presença do seu filho Emanoel e as netas Lucianita e Cátia Coutinho. O encerramento foi com uma grande roda no salão, onde a Secretaria de Cultura fez uma homenagem à amiga Mari Baleeiro, sendo ela uma das organizadoras do encontro, na sua fala Mari agradeceu todos os patrocinadores do evento, em especial a prefeitura de Condeúba e disse que aquela homenagem seria compartilhada para todos os demais do grupo. A professora “Tia Lia” fez um papel imitando o Tetê. O prefeito Silvan esteve presente para agradecer a visita de todos.
Estava segurando a faixa do homenageado Maracá, seu filho Emanoel e suas netas Cátia e Lucianita e Coutinho
Prestigiaram o encerramento do evento a vice-prefeita Mara, os ex-prefeitos Toinho Terencio, Guto, Micael Silveira vereadores, secretários, o historiador Elton Soares de Oliveira residente em Guarulhos/SP. Emanoel de Irundiária, o prefeito de Cordeiros Delci que estava com seu vice-prefeito Teco e o ex-vice prefeito Cido Pereira, Samuel músico residente em Porteirinha/MG., além de tantos outros.
Nós moradores de Condeúba, agradecemos imensamente todos os condeubenses ausentes e demais visitantes que vieram nos prestigiar, passamos dois dias de muitas alegrias, divertimentos e aprendizado, foi muito gratificante esse encontro, que outros tantos venha acontecer, gratidão é a palavra. Que o bom Deus os protejam em seus retornos para casa. 

Fotos: Oclides/JFC

Dia 20 de junho de 2023

Dia 21 de junho de 2023.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail