Dia: 7 de janeiro de 2025

Prefeito de Lagoa Real decreta situação de emergência administrativa e financeira

Prefeito de Lagoa Real decreta situação de emergência administrativa e financeira

O prefeito da cidade de Lagoa Real, José Carlos Trindade Duca (União Brasil), o Bida, decretou, nesta segunda-feira (06), através do Decreto nº 025, situação de emergência administrativa e financeira no município.

A medida levou em consideração a mudança de gestão municipal e a constatação de severas deficiências estruturais e operacionais que comprometem o funcionamento adequado da administração pública e a prestação de serviços essenciais à população.

Durante a vigência do decreto, ficam autorizadas as contratações emergenciais indispensáveis para assegurar diversos serviços, como a coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos; o funcionamento das unidades de saúde, a recuperação da frota municipal para transporte escolar, ambulâncias e serviços públicos e a manutenção das estruturas físicas e operacionais das escolas municipais.

Fica determinada a abertura de sindicâncias e auditorias para apuração das responsabilidades pelos danos causados ao erário municipal e às condições precárias dos serviços públicos, devendo os resultados ser apresentados às autoridades competentes para eventual responsabilização administrativa, cível e criminal dos envolvidos. O decreto é válido pelo prazo de 180 dias.

Jair Bolsonaro deve ser julgado por tentativa de golpe pela Primeira Turma do STF

Jair Bolsonaro deve ser julgado por tentativa de golpe pela Primeira Turma do STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguarda uma provável denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sob a acusação de conspiração contra o sistema democrático do País para se defender das imputações perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como mostrou o Estadão, a PGR pretende apresentar mais de uma denúncia ao STF contra os 40 indiciados no inquérito do golpe.

A ideia é dividir as acusações que atingem o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno e outros 37 envolvidos no caso de acordo com os “núcleos” da organização criminosa, mas não necessariamente com os nomes usados pela PF para batizar esses grupos.

O indiciamento é a imputação a alguém, por parte da autoridade policial, da prática de um ilícito. Assim, significa que, para a PF, Bolsonaro cometeu tais crimes. Com isso, o ex-presidente passa da condição de “suspeito” para a de “provável autor da infração penal”. Contudo, continua gozando da presunção de inocência.

Procurada pelo Estadão, a defesa do ex-presidente não se manifestou. O próximo passo será a manifestação da PGR. A provável denúncia deverá ser encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

O caminho natural é que a denúncia seja apreciada pela Primeira Turma do tribunal composta por Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, atual presidente, Flávio Dino e Luiz Fux.

Em dezembro de 2023, o STF acolheu uma proposta do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e restabeleceu a competência das Turmas para processar e julgar ações penais (APs) contra autoridades com foro no Tribunal, como é o caso de Bolsonaro.

As alterações no Regimento Interno do STF visam “racionalizar a distribuição dos processos criminais e reduzir a sobrecarga do Plenário”.

Aliados do ex-presidente entendem que a defesa de Bolsonaro deve pedir que o caso seja analisado no plenário da Corte, em uma tentativa de buscar votos “mais favoráveis” ao ex-mandatário, como os ministros indicados durante a gestão Bolsonaro, Nunes Marques e André Mendonça. Caberá ao relator decidir se mantém o tramite natural do processo ou convoca o plenário.

Netos enterram avó com as mãos após não acharem coveiro em TO: ‘Indignação’

Netos enterram avó com as mãos após não acharem coveiro em TO: 'Indignação'

Uma situação inusitada e dolorosa marcou o sepultamento de uma idosa de 87 anos em Miranorte, região central do Tocantins.

No último domingo (5), os netos da mulher tiveram que realizar o enterro por conta própria, sob forte chuva, devido à ausência do coveiro no cemitério municipal São João Batista.

O ocorrido gerou revolta entre os familiares e grande repercussão nas redes sociais.

Vírus respiratório lota hospitais e causa preocupação na China

Vírus respiratório lota hospitais e causa preocupação na China
 Foto: Reprodução/Freepik

A China tem enfrentado o crescimento alarmante de infecções pelo metapneumovírus humano (HMPV). O patógeno respiratório está deixando hospitais e centros de saúde lotados no país e tem feito as autoridades tomarem providências de emergência para controlar o número de casos.

O surto acontece após cinco anos da pandemia da Covid-19. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China confirmou que as infecções respiratórias estão em ascensão no inverno chinês. Por isso, os sistemas de monitoramento foram intensificados e um projeto experimental foi implantado para localizar casos de pneumonia de origem desconhecida.

O HMPV causa sintomas como obstrução nasal, tosse, secreção e rouquidão. Em casos mais graves, pode causar dificuldade respiratória. Apesar da preocupação, o vírus não é recente. Foi detectado pela primeira vez em 2001, sendo transmitido através de gotículas liberadas pela respiração ou em superfícies contaminadas. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde não decretou situação de emergência.

SSP-BA reforça segurança em Jequié após fim de semana marcado por oito mortes

SSP-BA reforça segurança em Jequié após fim de semana marcado por oito mortes

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, no domingo (5), o reforço do policiamento na cidade de Jequié, após o município registrar oito mortes violentas entre a tarde de sexta-feira (3) e a madrugada de domingo (5). As informações são do G1. Segundo o órgão de segurança pública, o objetivo é ampliar o combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores.

No domingo, um casal foi morto a tiros no residencial Mandacaru 2. Segundo a Polícia Militar (PM), equipes foram acionadas com informações de que homens com roupas camufladas transitavam pelo local, assustando moradores. Ao chegarem, os agentes encontraram os dois corpos em frente a uma casa, sem roupas, com perfurações de armas de fogo e marcas de tortura.

As vítimas foram identificadas como Maria Clara Silva e Abraão Almeida, as idades não foram detalhadas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar perícia e remover os corpos para necropsia. Conforme a pasta, as ações serão realizadas através das polícias Militar e Civil, além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

A ação conjunta visa localizar líderes de grupos criminosos, apreender armas e drogas. Segundo a SSP-BA, a PM deflagrará a Operação Hórus, com atuação conjunta das Companhia Independente de Policiamento Especializado, popularmente conhecidas como “Caatingas”.

Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) foram deslocadas da sede do Departamento de Polícia do Interior, em Salvador e em Vitória da Conquista, e com o reforço de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão atuando desde as primeiras horas do domingo em Jequié.

A SSP-BA informou que trabalhos de inteligência estão sendo feitos e equipes já apreenderam câmeras instaladas por criminosos nas ruas do município. Esses equipamentos eram utilizados para vigiar a chegada da polícia em determinados locais. A Polícia Civil identificou alguns dos suspeitos de cometerem os crimes e fazem buscas para encontrá-los.

Brumado: Ligação irregular consumia 360 mil litros de água por mês

Brumado: Ligação irregular consumia 360 mil litros de água por mês

No último sábado (04), uma operação conjunta entre técnicos da Embasa e o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na desativação de uma ligação irregular de água na zona rural de Brumado. A ligação funcionava em uma propriedade localizada às margens da BA-148, próximo à Lagoa do Arroz.

Com uma vazão estimada de 360 mil litros de água por mês, a Embasa estima que o volume desviado seria suficiente para abastecer 57 casas com quatro pessoas por trinta dias. A água estava sendo utilizada para irrigação de plantações e manejo de animais na propriedade.

Além disso, cerca de 100 mil litros de água bruta destinados à Estação de Tratamento de Água da Lagoa Funda também estavam sendo consumidos de forma ilegal pela tubulação fraudulenta.

O proprietário da área não foi encontrado durante a ação. Ele será intimado pela Polícia Civil, que abrirá um inquérito para investigar o caso. A Embasa já formalizou uma queixa contra o mesmo.

A chuva chegou em Vitória da Conquista


A tão aguardada chuva chegou em Vitória da Conquista. Logo pela manhã, alguns pontos da parte sul do município registraram precipitações. Com altas temperaturas e muitos dias de calor, o conquistense aguardava ansioso pela chegada da chuva.

Nesta segunda-feira (6) à noite, a chuva chegou acompanhada de raios e trovoadas. A previsão é de mais chuva para esta terça-feira (07). Apesar das precipitações, as temperaturas seguem altas, variando entre a mínima de 20 e máxima de até 30 graus.

A cidade está sob alerta laranja para chuvas intensas, uma vez que o volume de água previsto para cair é alto. A população deve ficar atenta para o risco de temporais em várias partes da cidade.

Promotoria investiga nomeação de esposa do prefeito e secretário de Itamaraju

A 2ª Promotoria de Justiça de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, abriu um procedimento administrativo para investigar a nomeação de Jaqueline Ribeiro Almeida, esposa do prefeito Jorge Almeida (PSDB), como secretária Municipal de Desenvolvimento Social. O promotor de Justiça Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção pede uma análise da compatibilidade técnica e funcional da primeira-dama para o exercício da função.

Jaqueline Ribeiro já exerceu o cargo de secretária de Saúde interina da cidade e atualmente é coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa Saúde da Família (PSF), além de ser diretora da Policlínica da cidade. Outro foco do promotor de Justiça é o secretário Naedson de Araújo Gonçalves, que comanda interinamente a Secretaria de Saúde e é responsável pela Secretaria de Finanças.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) busca garantir que as nomeações estejam de acordo com os princípios constitucionais e a legislação vigente, que vedam a nomeação de parentes de até terceiro grau para cargos públicos. Jorge Almeida também é alvo do Ministério Público Eleitoral, que ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para cassar os registros de candidatura dele e do vice, Lê da LR (PL), por supostas condutas ilícitas durante a eleição, incluindo a compra de votos através da distribuição de combustíveis.