Dia: 22 de dezembro de 2024

IPIAÚ: DONA DERLY CHEGA AOS 100 ANOS COM UMA BELA HISTÓRIA

Senhora Maria Derly dos Santos Moura, completou 100 anos em 2 de dezembro de 2024

No dia 2 de dezembro de 2024, data em que Ipiaú comemorou 91 anos de emancipação política, dona Maria Derly dos Santos Moura, celebrou o seu centésimo aniversário de existência. Um século, uma vida em prodigalidade, uma história que se confunde com a própria história oficial do município, um exemplo de honradez, trabalho, dedicação e amor.

Durante mais de três décadas ela prestou serviços à Prefeitura municipal de Ipiaú, no cargo de Auxiliar Administrativo. Atuou nas gestões dos prefeitos José Borges de Barros, Sandoval Alcântara, Pedro Caetano, José Muniz Ferreira, Salvador da Matta, José Motta Fernandes, Euclides Neto e Hildebrando Nunes Rezende.

Acompanhou passo a passo o desenvolvimento da cidade, testemunhou atos e fatos históricos, Manteve-se constante no cumprimento dos seus deveres. Soube ser discreta, paciente e perseverante.

Depois de 75 anos residindo em Ipiaú, foi morar em Salvador pra ficar mais próxima das suas filhas e outros descendentes, mas não se desfez da sua casa próxima ao antigo Ginásio de Rio Novo. Na capital baiana chegou aos 100 anos de vida.

O sublime momento veio a ser celebrado com grande alegria e amor. Como boa católica, a aniversariante expressou gratidão a Deus por tanta longevidade. Mostrou-se feliz, na certeza da missão cumprida.

Saudável e lúcida, dona Derly gosta de jogar palavras cruzadas e assim expandir o seu vocabulário. Exerce o talento artístico com pinturas em tecidos e no artesanato, reaproveitando retalhos. Com a técnica do fuxico formam as belas peças. Multicoloridas colchas, toalhas, etc. Aproveita o tempo da melhor maneira possível.

A descendência de dona Darly se estende em 5 filhos (Maria José, Maria das Graças, Antônia, José Moura Junior e Carlos Moura), 17 netos e 10 bisnetos. Boa parte deles esteve presente no centésimo aniversário do nascimento da matriarca que é natural de Ipiaú e merece, com todos os méritos, uma homenagem especial por parte do município.

Casal e bebê que viajavam para passar o natal com familiares em Ipiaú e Aiquara estão entre as vítimas de acidente com ônibus em MG

O casal Josinaldo Pereira, de cerca de 30 anos, Bianca de Jesus Ferreira, de 27 anos, e a Valentina filha deles de cerca de 1 ano e 6 meses – Foto: Redes Sociais
O casal Josinaldo Pereira, de cerca de 30 anos, Bianca de Jesus Ferreira, de 27 anos, e a filha deles de cerca de 1 ano e 6 meses estão entre as vítimas do trágico acidente na altura do km 285 da BR-116, no distrito de Lajinha, em Teófilo Otoni (MG).
O casal e o bebê saíram de Mauá/SP e viajavam para passar as festas de final de ano com familiares de Bianca que residem na região dos Bois, no município de Aiquara, e em Ipiaú. Ao menos 39 pessoas morreram no acidente envolvendo uma carreta, um ônibus e um carro de passeio. Há indícios que uma ipiauense também esteja entre as vítimas.

Uma irmã de Bianca foi informada que ela, o esposo e a bebê poderiam estar neste ônibus. Então foi iniciada a angústia da família em busca de informações, confirmadas no início da tarde. O óbito do casal e a criança já foi confirmado aos familiares, Bárbara Ferreira, irmã de Bianca.

Foi mantido contato com Edson Baracho Bonfim, primo e vizinho do pai de Bianca. Ele revelou que a família estava com muita expectativa e alegria em rever o casal e a pequena Valentina. Há um ano eles estiveram na região se confraternizando com os familiares. “Aqui estamos todos muito abalados com tudo isso, não parece ser verdade”, comentou Edson.

Josinaldo, era morador de Mauá e a família dele do estado do Pernambuco. O casal viajava no ônibus da Emtram e quando chegasse no ponto de apoio em Jequié, desembarcaria e pegaria outro ônibus com destino à Ipiaú, de onde seguiriam para a zona rural de Aiquara para passar o natal com os pais de Bianca.

Tristeza: Três moradores de Barra do Choça estão entre as vítimas do acidente com ônibus da Emtram

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Emtram e um caminhão na BR-116, na altura de Teófilo Otoni (MG), causou comoção nacional. O veículo, que transportava 44 passageiros, partiu de São Paulo com destino a Elísio Medrado, na Bahia, e colidiu com um caminhão, resultando em um incêndio que tirou a vida de 38 pessoas.

Entre as vítimas confirmadas estão três moradores de Barra do Choça: Josemar do Carmo Ribeiro, Robson dos Santos Silveira e Millena Brito. A tragédia trouxe luto e tristeza à comunidade barrachocense, que agora busca informações e se solidariza com as famílias das vítimas.

As autoridades locais informaram que a colisão ocorreu após uma pedra de granito cair de uma carreta, causando o impacto e o incêndio no ônibus. Equipes de bombeiros foram acionadas rapidamente, mas não conseguiram evitar a perda de vidas. As vítimas fatais foram retiradas das ferragens, e os sobreviventes estão recebendo atendimento.

A empresa responsável pelo ônibus informou que está prestando suporte às famílias e colaborando com as investigações para apurar as causas do acidente.

Emtram divulga lista de passageiros que estavam no ônibus que se acidentou; confira

A Entram divulgou na noite deste sábado, 21, a lista com os nomes dos passageiros que estavam no ônibus da empresa que se acidentou na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais.

O veículo, que saiu de São Paulo e tinha como destino Vitória da Conquista e depois Elísio Medrado, levava 45 passageiros.

39 pessoas morreram na colisão que também envolveu uma carreta e um carro de passeio

Confira a lista:

Alexandre dos Santos

Amilton Josafa De Souza

Anailda Marinho Dos Santos

Antonival G Dos Santos

Bianca De Jesus Ferreira

Caio Novais Santos

Camilly S Santos

Claudinei Dos Santos

Delbra Maria Da Silva

Erinaldo Vieira Do Amaral

Fabio Alves Prates

Fledson Jose Dos Santos Silva

Gerenildo Silva Do Fonseca

Gilberto Gomes De Souza

Gileusa S Santos

Ingrid Alves Dos Santos

Josemar Do Carmo Ribeiro

Josinaldo Pereira

Juliana Nascimento Dos Santos Fonseca

Karine Boldrini

Laura Amaral Marinho

Luiz Gustavo Prates Batista

Marcos A F Costa

Marineis Maria Da Silva Dias

Max Borges Dos Santos

Milena Britto

Natalicio Araujo Ramos

Natanael Roberto De Souza

Pablo Vinicius Silva

Paulo Nunes Bispo Oliveira

Pedro Boldrini Lima

Pyetro Enzo Da Silva Costa

Rai Freires Silva

Risia Rosa Rocha

Rita De Sousa Santos

Roberto Almeida Brasileiro

Robson Dos Santos Silveira

Selma Batista De Moraes Prates

Selma Soares De Jesus

Shirley Da Silva Ferreira

Soraya Dos Santos Guedes

Tiburtino Ribeiro Dias

Uanderson Da Silva

Valentina De Jesus Pereira

A Emtram disponibilizou uma linha de telefone exclusiva para os familiares das vítimas: (11) 99995-2527. A empresa também afirma prestar apoio psicológico, reconhecimento de corpos e serviços funerários às vítimas, parentes e sobreviventes.