IPIAÚ: DONA DERLY CHEGA AOS 100 ANOS COM UMA BELA HISTÓRIA
No dia 2 de dezembro de 2024, data em que Ipiaú comemorou 91 anos de emancipação política, dona Maria Derly dos Santos Moura, celebrou o seu centésimo aniversário de existência. Um século, uma vida em prodigalidade, uma história que se confunde com a própria história oficial do município, um exemplo de honradez, trabalho, dedicação e amor.
Durante mais de três décadas ela prestou serviços à Prefeitura municipal de Ipiaú, no cargo de Auxiliar Administrativo. Atuou nas gestões dos prefeitos José Borges de Barros, Sandoval Alcântara, Pedro Caetano, José Muniz Ferreira, Salvador da Matta, José Motta Fernandes, Euclides Neto e Hildebrando Nunes Rezende.
Acompanhou passo a passo o desenvolvimento da cidade, testemunhou atos e fatos históricos, Manteve-se constante no cumprimento dos seus deveres. Soube ser discreta, paciente e perseverante.
Depois de 75 anos residindo em Ipiaú, foi morar em Salvador pra ficar mais próxima das suas filhas e outros descendentes, mas não se desfez da sua casa próxima ao antigo Ginásio de Rio Novo. Na capital baiana chegou aos 100 anos de vida.
O sublime momento veio a ser celebrado com grande alegria e amor. Como boa católica, a aniversariante expressou gratidão a Deus por tanta longevidade. Mostrou-se feliz, na certeza da missão cumprida.
Saudável e lúcida, dona Derly gosta de jogar palavras cruzadas e assim expandir o seu vocabulário. Exerce o talento artístico com pinturas em tecidos e no artesanato, reaproveitando retalhos. Com a técnica do fuxico formam as belas peças. Multicoloridas colchas, toalhas, etc. Aproveita o tempo da melhor maneira possível.
A descendência de dona Darly se estende em 5 filhos (Maria José, Maria das Graças, Antônia, José Moura Junior e Carlos Moura), 17 netos e 10 bisnetos. Boa parte deles esteve presente no centésimo aniversário do nascimento da matriarca que é natural de Ipiaú e merece, com todos os méritos, uma homenagem especial por parte do município.
Comentários