Dia: 21 de dezembro de 2024

Urgente: Tragédia com 22 mortos envolvendo ônibus que seguia para Conquista

Uma tragédia sem precedentes com um ônibus da Entram que saiu de São Paulo e seguia para Vitória da Conquista.

Dados atualizados informam que subiu para 22 pessoas o número de mortos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o pneu do ônibus estourou fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção e acabou batendo em uma carreta.

Um carro de passeio que também trafegava no momento do acidente colidiu com os outros dois veículos.

O triste fato ocorreu na BR-116, próximo a Teófilo Otoni, Minas Gerais.

A identidade das vítimas não foi revelada. O ônibus pegou fogo.

O clima é de grande tristeza em toda a região.

População indígena é mais urbana que rural, mostra Censo 2022

População indígena é mais urbana que rural, mostra Censo 2022
 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A população indígena no Brasil é mais urbana do que rural. É o que revela o Censo Demográfico 2022. Nesta quinta-feira (19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novo recorte dos dados que envolvem os povos indígenas.

Entre eles, há informações sobre a situação e localização de seus domicílios. De acordo com o Censo Demográfico, 53,97% dos indígenas residentes no Brasil em 2022 viviam em área urbana. Em números absolutos, são 914,75 mil indivíduos. De outro lado, 780,09 mil moravam em área rural, o que representa 46,03% do total.

No Censo Demográfico anterior, realizado em 2010, eram 324,83 mil indígenas em áreas urbanas (36,22%) e 572,08 mil em áreas rurais (63,78%). Entretanto, o IBGE já admitiu que o levantamento de 2022 contou com aperfeiçoamentos no mapeamento de localidades indígenas em todo o país.

Esse é um dos motivos que explica como a população total de indígenas cresceu 88,96% em 12 anos. Conforme divulgado no ano passado, o salto foi de 896.917 em 2010 para 1.694.836 em 2022.

[Os novos dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (19) indicam que os aperfeiçoamentos adotados no último levantamento geraram um mapeamento mais aprofundado, sobretudo dos indígenas que residem em área urbana. Entre eles, o salto de 2010 para 2022 foi de 181,6%. No recorte por regiões, o Sudeste destaca-se pelo maior percentual de população indígena residindo em situação urbana, com 77,25%.

Na sequência, aparece o Nordeste com 62,3%. De outro lado, a população indígena rural se sobressai no Centro-Oeste (62,05%) e no Sul (58,2%). No Norte, há um equilíbrio: metade dos indígenas vive em área urbana e metade em ambiente rural.

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros. O Brasil costuma realizar uma operação censitária a cada dez anos.

O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias. As informações são da Agência Brasil. 

Livramento de Nossa Senhora: Ana Castela se recusou a cantar no Réveillon

Ana Castela se recusou a cantar no Réveillon de Livramento de Nossa Senhora
A cantora Ana Castela – Foto: Reprodução/Instagram

Em entrevista para a Rádio 88 FM o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, revelou que a cantora Ana Castela se recusou a cantar no Réveillon da cidade.

A artista justificou, segundo o gestor, que a cidade tem menos de 80 mil habitantes. “Ela falou que não faria cidades com menos de 80 mil habitantes”, disse. De acordo com o censo divulgado pelo IBGE em 2023, a população de Livramento de Nossa Senhora é de 43.911 pessoas.

Apesar disso, no final de ano, o município atrai milhares de pessoas de toda a região. O prefeito também mencionou que outras tentativas de trazer grandes nomes para o evento foram feitas, incluindo negociações com o cantor Leonardo.

Todavia, por questões logísticas, essas possibilidades não puderam ser concretizadas. Ao todo, a festa contará com quatro dias consecutivos de programação, de 28 a 31 de dezembro, com grandes atrações.

Homem invade loja de calçados em Brumado coberto com lençol

Vídeo: Homem invade loja de calçados em Brumado coberto com lençol

Na madrugada desta quinta-feira (19), um homem disfarçado de fantasma invadiu uma loja de calçados localizada no centro comercial dBrumado.

No estabelecimento, ele roubou uma quantia não revelada do caixa. Somente pela manhã, quando os funcionários chegaram para trabalhar que o roubo foi constatado, visto que o local se encontrava revirado.

A câmera de segurança da loja registrou toda a ação do criminoso. As imagens mostram que o bandido entrou no comércio coberto com um lençol branco.

A invasão aconteceu por volta de 00h54. Este mesmo criminoso teria furtado outras lojas no comércio da cidade. A Delegacia Territorial de Brumado está investigando os casos.

Vereador eleito do PT envia irmão gêmeo para representá-lo em cerimônia de diplomação

Vereador eleito do PT envia irmão gêmeo para representá-lo em cerimônia de diplomação
O vereador eleito Jean Volpato (PT) – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após ter sido diagnosticado com Covid-19, o vereador eleito de Blumenau (SC), Jean Volpato (PT), enviou seu irmão gêmeo em seu lugar para a cerimônia de diplomação. A situação ocorreu nesta quarta-feira (18).

Nas redes sociais, o vereador avisou no dia anterior que havia testado positivo e não poderia comparecer à cerimônia na Câmara Municipal, que oficializou a eleição de prefeito e de vereadores de Blumenau. Volpato também informou que vem se recuperando bem.

“Hoje é um dia histórico e emocionante para mim. Apesar de não poder estar presente na solenidade por estar me recuperando da Covid-19, fui representado com muito orgulho pelo meu irmão, que recebeu o diploma em meu nome” destacou o parlamentar em postagem nas redes na quarta-feira.

A ida do irmão gêmeo de Volpato não é irregular porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, em 1996, que os eleitos podem receber o diploma por meio de um procurador.

“Me escolher foi uma forma de manter a família presente neste dia tão significativo e, ao mesmo tempo, fortalecer as causas que representamos, mesmo que o Jean não pudesse estar lá fisicamente”, escreveu Jean, irmão gêmeo do vereador eleito.

CNJ afasta desembargador que concedeu habeas corpus a empresário brumadense

CNJ afasta desembargador que concedeu habeas corpus a empresário brumadense
O desembargador Jefferson Alves de Assis – Foto: Reprodução

Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell Marques, determinou o afastamento do desembargador Jefferson Alves de Assis da sua função jurisdicional, além de proibir a sua entrada nas sedes dos fóruns e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

O afastamento foi determinado após o magistrado conceder a prisão domiciliar de Cézar Paulo de Morais Ribeiro, empresário acusado de chefiar uma organização criminosa e encomendar a morte de um homem em Brumado, de onde é natural.

A decisão polêmica ocorreu no dia 02/12, durante um plantão judiciário, quando Assis permitiu que o denunciado fosse liberado do Conjunto Penal de Salvador após sua defesa alegar que ele precisava de tratamento cardiológico.

No mesmo dia, o Ministério Público do Estado (MP-BA) solicitou a reconsideração da soltura e o juiz substituto de 2º grau, Álvaro Marques de Freitas Filho, decidiu manter o réu em regime fechado.

O corregedor destacou que se trata de um preso de alta periculosidade e o desembargador atuou sem a cautela necessária para o exercício da função jurisdicional.

“O contexto do quadro apresentado demonstra simplesmente a incapacidade do requerido ser mantido na função jurisdicional, sob risco de grave comprometimento da segurança do povo do Estado da Bahia, assim como da imagem do Poder Judiciário. Dessa forma, revela-se cabível a medida cautelar de afastamento, de modo que seja melhor averiguada a conduta do ora requerido na condução do processo citado, tendo em vista a provável prática de infração disciplinar no exercício das suas atribuições”, avaliou Campbell.