Dia: 16 de novembro de 2024

Batida entre carreta, carro e caminhão deixa duas pessoas mortas em Milagres

Batida entre carreta, carro e caminhão deixa duas pessoas mortas em Milagres

Um acidente entre uma carreta, um caminhão e um carro matou dois homens e deixou outras três pessoas feridas, nesta quinta-feira (14). A batida ocorreu em um trecho da BR-116, em Milagres, no Vale do Jiquiriçá. O caso é apurado pela Polícia Civil (PC).

Em nota, a corporação detalhou que, segundo informações preliminares, a carreta bateu com o automóvel, que, na sequência, foi arrastado e prensado no fundo do caminhão. As cargas transportadas pelos veículos foram saqueadas, conforme apontou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No entanto, o teor do material não foi detalhado. Também não se sabe em quais veículos as vítimas estavam. Os mortos foram identificados como Everton Rodrigues de Carvalho, de 42 anos, e Arigean Oliveira Macedo, de 36 anos. Os corpos deles foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) da região, para serem necropsiados.

Os feridos, cujos nomes não foram informados, foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Milagres. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Segundo a PC, o acidente é investigado pela Delegacia Territorial de Milagres, onde o caso foi registrado. Os agentes acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que, além de remover os corpos, fez perícia no local.

Bahia é o estado com maior população rural do país, aponta IBGE

Bahia é o estado com maior população rural do país, aponta IBGE

A Bahia se manteve como o estado com maior população rural do país, em 2022, com cerca de 3,3 milhões de pessoas ou 23,3% dos moradores. É o que aponta o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram publicados na quinta-feira (14) e mostram que, ao todo, somente 3 dos 417 municípios da Bahia não tinham população rural há dois anos, quando foi feito o estudo: Salvador, Madre de Deus e Itaparica, ambas na região metropolitana.

Em todo o Brasil, 12,6% da população, ou seja, 1 em cada 10 pessoas (25.572.339, em números absolutos) viviam em áreas rurais em 2022. No estado, o número equivale a 1 em cada 5 moradores. Depois da Bahia, os locais no período do Censo com as maiores populações rurais eram Minas Gerais (cerca de 2,4 milhões de pessoas) e Ceará (pouco mais de 2 milhões de habitantes).

Apesar disso, houve uma queda no número absoluto de habitantes em áreas rurais no território baiano, desde 2000, e no total da população, desde 1991. Em 2022, ambos foram os menores registrados nos últimos 52 anos.

O cenário reflete uma realidade notada no âmbito nacional. Todas as regiões do país registraram queda na população rural. O Brasil perdeu 4 milhões de pessoas na zona rural e ganhou 16 milhões nas áreas urbanas em 12 anos.

Segundo especialistas do IBGE, fatores como a migração, mudanças nas taxas de fecundidade (número de filhos por mulher) e o aperfeiçoamento do sistema de coleta de dados do Censo podem explicar essa mudança. As informações são do G1.

Morador de Vitoria da Conquista foragido dos atos de 8 de janeiro é preso na Argentina 

Alessandra Faria Rondon e Joelton Gusmão de Oliveira

A Polícia da Argentina prendeu na quinta-feira, 14, o morador de Vitória da Conquista Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, um dos foragidos dos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Ele foi detido no município de La Plata, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Buenos Aires.

A prisão aconteceu quando Joelton tentava renovar o seu documento migratório temporário na Argentina.

Ele apresentou uma atitude suspeita e foi preso pelas autoridades policiais argentinos.

A Polícia do país vizinho identificou que Joelton tinha contra si uma ordem de “captura e detenção” cuja finalidade era extraditá-lo.

Joelton foi condenado a 17 anos de prisão por participação dos atos do ano passado. A esposa dele, Alessandra Faria Rondon, também foi condenada pela participação nos atos.

Joelton chegou a ser preso, mas foi solto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Missionários são enviados para pregar o Evangelho na comunidade de Ripa

 

As enviadas para as Santas Missões 2024 foram as Senhoras: Etelvina (Fia de ti Tó), Maria, Darli, Dinalva e Angelina. Atrás no Altar o celebrante do envio Hélio e a Ministra da Eucaristia Sra. Rosa

Na noite de sexta-feira, 15 de novembro de 2024, um momento de fé e envio marcou a celebração na Capela Senhor dos Passos, na comunidade de Olho d’Água. Às 19h, o irmão Hélio Carlos, membro do Terço dos Homens, presidiu o rito de envio das missionárias que irão pregar o Evangelho nas Santas Missões na comunidade de Ripa.

Durante a celebração, a ministra da Eucaristia, senhora Rosa, abençoou as missionárias com água benta, simbolizando a força espiritual necessária para a jornada. As missionárias enviadas foram as senhoras Etelvina (conhecida como Fia de ti Tó), Maria de Manuel, Darli, Dinalva e Angelina.

A missão das evangelizadoras será visitar cerca de 60 famílias das comunidades de Ripa. As visitas serão realizadas em grupos de dois a três orientadores, com o objetivo de levar conforto espiritual e compartilhar a palavra de Deus com todos os residentes da comunidade.

Após o rito de envio, a comunidade se reuniu em oração. Foi rezado o Santo Terço presidido pelo irmão Oclides e a reflexão do Evangelho feita pelo irmão Hélio, reforçando a importância da missão e fortalecendo espiritualmente as missionárias.

Neste sábado, dia 16 de novembro, as missionárias passarão o dia em missão, levando fé, esperança e a mensagem do Evangelho às famílias visitadas. A ação reafirma o compromisso das comunidades de Olho d’Água e Riacho Seco de Gerosino, em propagar os valores cristãos e o trabalho missionário.

Este momento demonstra a força da fé comunitária e a dedicação das missionárias em servir a Deus e ao próximo. Boa sorte a todos os missionários da Paróquia Santo Antônio, em especial os da nossa comunidade de Olho d’Água. 

Fotos: Oclides/JFC