Dia: 10 de novembro de 2024
Botuporã: PMs entram em casa incendiada e salvam mãe e dois filhos
Policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) salvaram a vida de uma mãe e dois filhos, na noite desta sexta-feira (08), por volta das 21h, após uma residência pegar fogo na Rua Pedro Vieira, no centro da cidade de Botuporã.
Segundo informou a corporação, a guarnição realizava rondas na região, quando foi informada por populares sobre um incêndio em uma residência. Ao chegar ao local, os militares visualizaram muita fumaça saindo do imóvel.
Os vizinhos tentaram contato verbal, mas nenhum dos três moradores da casa responderam. Os policiais entraram e em um quarto totalmente escuro encontraram mãe deitada juntamente com dois filhos.
De acordo com a 4ª CIPM, todos estavam desacordados. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Municipal de Botuporã. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas. A Polícia Civil investiga as causas do incêndio.
PM participa de reunião sobre combate à violência doméstica e contra adolescentes
Autoridades de Macaúbas, Boquira e Ibipitanga se reuniram na quarta-feira (06) para discutir e fortalecer as ações de combate à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes.
O encontro contou com a participação de representantes da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Ministério Público da Bahia, Delegados da Polícia Civil, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselhos Tutelares, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretarias Municipais e demais profissionais da área.
Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas desde o primeiro encontro, além de serem discutidas novas estratégias e metas para intensificar a prevenção e o combate a esses crimes.
O objetivo é integrar os esforços de todos os envolvidos para garantir a proteção integral das mulheres, crianças e adolescentes e promover um ambiente seguro para o desenvolvimento de todos.
965 animais silvestres são resgatados na ‘Operação Rotas da Fauna Chapada’
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da 6ª Delegacia em Seabra, realizou, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), a Operação Rotas da Fauna Chapada entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro de 2024, com o objetivo de combater crimes ambientais na região .
A operação focou no combate a crimes ambientais em Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga, municípios da Chapada Diamantina. Durante a operação, foram resgatados 965 animais silvestres mantidos em cativeiro e 51 galos que sofriam maus-tratos em uma rinha.
Dos animais silvestres, 869 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu. Outros 86 animais, que não podiam ser devolvidos à natureza de imediato, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cruz das Almas.
Além disso, foram destruídas 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros. As atividades resultaram em 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), nos quais os envolvidos se comprometeram a comparecer à Vara Especial Criminal das Comarcas competentes. O Inema, após os trâmites dos TCOs, emitirá os Autos de Infração individualizados para os responsáveis.
Comentários