Dia: 22 de outubro de 2024

Município baiano deverá ter novas eleições após TRE manter inelegibilidade do candidato mais votado

Bonifácio (MDB) venceu nas urnas na cidade de Ruy Barbosa, mas não pode ser considerado eleito — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em votação unânime realizada nesta segunda-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a inelegibilidade de Bonifácio (MDB), candidato mais votado na disputa pela Prefeitura de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador. A Corte também determinou a realização de nova eleição no município, mas o político ainda pode recorrer.

Postulante mais votado no pleito do último dia 6, com 9.999 mil votos, Bonifácio está com a candidatura sub judice, enquanto o processo tramita na justiça.

Ele teve a candidatura indeferida por problemas em sua gestão anterior como prefeito da cidade. O Tribunal de Contas do Município (TCM) recomendou e a Câmara de Vereadores rejeitou a prestação de contas do ano de 2016, apontando desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com isso, a coligação “União, Trabalho e Desenvolvimento” pediu o indeferimento da candidatura dele — o candidato representado pelo grupo, Marivaldo Leite (PSD), foi o segundo mais votado no pleito — e a justiça acatou o pedido em primeira instância. Para a juíza à frente do caso, houve dolo genérico nas irregularidades, quando há a simples intenção no ato ilegal, sem indicação de beneficiários.

A defesa de Bonifácio, então, recorreu ao TRE, com o argumento de que a legislação atual exige dolo específico para atestar inelegibilidade. Mas como explicou o desembargador Moacyr Pitta, que havia pedido mais tempo para estudar o caso, essa especificidade significa mais do que a simples conduta ilegal, se trata da lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.

Nesse sentido, ao analisar os documentos referentes à rejeição de contas, o magistrado entendeu que há, sim, dolo específico. “Esse é um caso tão evidente de ato doloso de improbidade administrativa”, apontou.

Para embasar seu voto pelo indeferimento da candidatura, Pitta leu trechos do documento, que indica desvio dos recursos do Fundeb por parte do então prefeito “em conluio com empresas”, superfaturamento resultante dos contratos e mais de R$ 1 milhão em prejuízo para a administração municipal. O caso rendeu até uma operação da Polícia Federal.

“O ânimo de lesar o erário é evidente”, concluiu o desembargador. O voto dele e do desembargador-relator Pedro Rogério Castro Godinho foi seguido pelos colegas.

Em meio a mais essa derrota na justiça, Bonifácio ainda pode recorrer contra a decisão da Corte baiana no Tribunal Superior Eleitoral. O g1 procurou a defesa do político, que confirmou a intenção de levar o caso à instância superior.

Em nota enviada ao portal, o advogado Thyers disse que a decisão é “incompreensível sob o ponto de vista processual”. “Todos os outros acórdãos do TRE, decorrentes de recursos apontados na defesa, acolheram a tese da necessidade da demonstração do dolo específico, qual fosse: a intenção do agente de praticar a ilegalidade para tirar proveito financeiro, e enriquecimento ilícito, circunstância que não foi reconhecida na sentença [em primeira instância], mas que foi introduzida na decisão com uma nova motivação, entendendo que o caso era de corrigir o erro do juiz, porque seria o caso de dano específico”, argumentou.

Ainda não há data para que o caso seja pautado no TSE. Se os ministros refutarem o entendimento das outras instâncias, Bonifácio será declarado prefeito eleito de Ruy Barbosa. Caso contrário, uma nova eleição será feita, sem a participação do candidato.

Sheila Lemos, prefeita de Vitória da Conquista/Foto: Divulgação
Situação em Vitória da Conquista
Embora tenha conquistado mais de 58,83% dos votos para a Prefeitura de Vitória da Conquista, a atual prefeita Sheila Lemos (União) ainda não pode ser considerada eleita. Isso porque a Justiça Eleitoral da Bahia a julgou inelegível, mas a candidata entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como o julgamento definitivo não ocorreu até domingo (6), data da eleição em primeiro turno, os votos para Sheila aparecem como “anulado sub judice”. Na prática, eles serão desconsiderados até que o julgamento seja concluído.

A candidatura de Sheila Lemos foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no último dia 16. Na ocasião, a maioria dos magistrados entendeu que a prefeita e sua mãe, Irma Lemos, somavam três mandatos consecutivos da mesma família. Entenda o contexto:

 O conflito começa em 2020. Naquele ano, Herzem Gusmão encerrava seu mandato como prefeito, tendo Irma Lemos como vice. Quando ele foi internado com coronavírus, em dezembro, a mulher assumiu como prefeita interinamente.

 Na eleição daquele ano, Herzem também foi reeleito, mas com Sheila Lemos na posição de vice. Como ele morreu em decorrência da Covid-19, ela assumiu a prefeitura definitivamente.

 Com isso, diversos partidos (PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede, PSB e PSD) ingressaram com pedido de impugnação da candidatura de Sheila no pleito de 2024, argumentando que seria o terceiro mandato consecutivo da mesma família, violando a legislação eleitoral.

 Inicialmente, a Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista rejeitou o pedido de inelegibilidade, deferindo a candidatura de Sheila.

 Depois, um recurso julgado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reverteu a decisão. No julgamento que se encerrou em 16 de setembro de 2024, três de quatro magistrados concluíram pela indeferimento da candidatura.

 A prefeita, então, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não concluiu o julgamento. O resultado da eleição depende dessa análise no judiciário.

Em nota, o TRE-BA afirmou que a candidatura de Sheila está “indeferida com recurso”. Sendo assim, o pleito segue indefinido.

“Embora tenha recebido a maioria dos votos, não será proclamado o resultado da eleição no município, pois aguarda-se decisão do Tribunal Superior Eleitoral”, confirmou a Corte regional.

g1

Perigo! Instituto Nacional de Meteorologia emite novo alerta amarelo para chuvas intensas em Vitória da Conquista e região

Segundo a previsão do Inmet, a precipitação pode ser entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) e 50 mm/dia, com ventos podendo variar entre 40 e 60 km/h. Existe o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ações preventivas

A Prefeitura está em alerta com ações preventivas para o período chuvoso. As secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Defesa Civil, estão com equipes de prontidão para atender os munícipes em casos de emergência.

Recentemente, a Seinfra e a Sesep realizaram a limpeza dos canais de escoamento pluvial. Esta semana, o trabalho de limpeza e poda de árvores será intensificado em bairros e vias públicas por toda a cidade. A atenção segue na Zona Rural, em áreas e estradas com maior incidência de alagamentos e que podem dificultar o acesso da população.

A Defesa Civil Municipal orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e (77) 3422-5958, ou através do WhatsApp (77) 98856-5070.

Começaram inscrições para seleção do Departamento da Polícia Técnica

Começam inscrições para seleção do Departamento da Polícia Técnica

Começaram nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo simplificado, da Secretaria da Segurança Pública, para a contratação de 166 novos profissionais, através do Regime Especial de Direitos Administrativo (REDA), para vagas do Departamento de Polícia Técnica (DPT) na Bahia.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 28 deste mês. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site. As informações relativas ao processo seletivo estão divulgadas no site da Secretaria da Segurança Pública. A contratação terá prazo de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período.

Não poderão ser contratados candidatos que já tiveram 72 meses de contrato REDA com o Poder Executivo da Bahia, salvo as exceções previstas.

O edital da seleção disponibiliza vagas para auxiliar de necropsia, técnico administrativo, técnico de enfermagem, técnico em anatomia patológica, técnico em laboratório, técnico em segurança do trabalho, técnico em radiologia, fisioterapeuta, psicólogo, secretariado executivo e assistente social.

As vagas são para Alagoinhas, Barra, Barreiras, Bom Jesus da LapaBrumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Vera Cruz, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto, Seguro, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença Vitória da Conquista.

Ilhéus: Empresário mineiro morre após se afogar em passeio com filha e esposa

Ilhéus: Empresário mineiro morre após se afogar em passeio com filha e esposa
Joel Alves Teixeira – Foto: Reprodução/G1

Um empresário mineiro de 54 anos morreu após se afogar na Praia do Jairi, em Ilhéus, no sul dBahia. As informações são do G1. De acordo comPolícia Civil da cidade, o acidente aconteceu no domingo (20) e o turista estava acompanhado da esposa e da filha de nove anos.

Joel Alves Teixeira era morador de Montes Claros, em Minas Gerais. Ele e a família estavam hospedados em uma pousada próximo da praia do Jairi e, após curtir a manhã no local, retornariam para casa durante a tarde.

De acordo com apurações da TV Santa Cruz, o mar estava agitado e o empresário se afastou muito da praia. O corpo de Joel Alves Teixeira foi resgatado e passou por perícia no Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus. Ainda no domingo, o corpo do empresário foi liberado para ser enterrado em Montes Claros.

Anagé: Criança é atacada por piranhas na prainha


Uma denúncia foi feita nesta segunda-feira (21), relata um ataque de piranhas que teria ocorrido na barragem de Anagé, neste fim de semana.

Segundo a leitora, a vítima foi seu sobrinho, uma criança que entrou na água na companhia de um dos pais. Momento após entrar no local, o menino teria começado a chora, momento em que o responsável percebeu que ele havia sido vítima de um ataque de piranhas.

A criança sofreu ferimentos no pé e precisou de atendimento médico.

A barragem é utilizada por centenas de banhistas de toda a região para mergulho e outras atividades aquáticas. Quem decidir ir até o local deve tomar cuidado com a presença das piranhas.

Condeúba/Lagoa Redonda: Morreu o Sr. José Lino dos Santos aos 61 anos de idade

 

Sr. José Lino dos Santos, faleceu aos 61 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que a Folha de Condeúba noticia o falecimento do Sr. José Lino dos Santos aos 61 anos de idade, ocorrido na tarde desta  segunda-feira dia 21 de outubro de 2024. Sr. José era separado e deixou dois filhos: Robério e Roseli. O corpo está sendo velado em sua residência na Fazenda Lagoa Redonda, o sepultamento será nesta terça-feira a tarde, dia 22 às 16:00 horas, no Cemitério Municipal São Vicente Comunidade Riacho d’Areia. A família enlutada, agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. José, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. José.