Dia: 16 de outubro de 2024
Reunião discute organização e instalação do Arquivo Público Municipal em Condeúba
Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro de 2024, foi realizada uma importante reunião no Salão da Coluna Prestes, no antigo prédio da Intendência, com o objetivo de debater a organização do Arquivo Público Municipal de Condeúba. O encontro contou com a presença de representantes de diversos segmentos do município e especialistas da área.
Entre os participantes estavam o engenheiro civil Iago, a secretária de administração Isabela Terêncio, o funcionário do Arquivo Municipal Ricardo, o chefe de gabinete Paulo Henrique, além de Ian, historiador da cidade de Cordeiro, e Afonso Pereira da Silva, arquivista da Fundação Pedro Calmon. Afonso destacou, durante sua fala, a importância de se instalar o arquivo na cidade, uma vez que Condeúba possui um significativo acervo histórico armazenado de forma desorganizada. Segundo ele, essa situação tem gerado danos materiais e históricos irreparáveis.
A comissão, composta pelos presentes, definiu que uma nova reunião será agendada com o prefeito eleito Micael Silveira. O objetivo é apresentar um projeto de reforma do prédio da antiga cadeia pública, local onde o Arquivo Público Municipal será instalado. O projeto conta com a parceria da Fundação Pedro Calmon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do Governo do Estado, entre outras instituições.
Essa iniciativa visa preservar a memória e o patrimônio histórico de Condeúba, contribuindo para o desenvolvimento cultural e educacional do município.
Fotos: Oclides/JFC
Paciente foi internada em Vitória da Conquista, após fazer ‘lipo da papada’ com biomédica e sofrer complicações graves
De acordo com o Cremeb, a paciente procurou a profissional para fazer a lipoaspiração da região submentoniana, uma cirurgia conhecida popularmente como “lipo da papada”. O procedimento custa a partir de R$ 6 mil, mas varia de acordo com a cidade, hospital e profissional escolhidos. O Cremeb não detalhou se a paciente sabia ou não que a profissional não é médica.
Durante a cirurgia, a biomédica fez uma incisão no pescoço da paciente que causou lesões em diversos vasos, impedindo inclusive a respiração. A paciente foi socorrida para um hospital de Vitória da Conquista com risco de morte.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Géza Ürményi, atual coordenador da comissão de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), assim como outros procedimento cirúrgicos, a “lipo da papada” é uma cirurgia de risco, pois diversos vasos importantes passam na região do pescoço.
“Essa região tem diversas artérias grandes, como a carótida. Já vi casos de pacientes internados nas emergências por causa desse tipo de caso, cirurgias feitas por pessoas que não são médicas”, contou.
De acordo com a resolução 1711 do Conselho Federal de Medicina, feita em 2003, a lipoaspiração de qualquer região do corpo deve ser realizada apenas por médicos habilitados em área cirúrgica geral e devidamente treinados.
Na segunda-feira, o Cremeb fez uma visita de fiscalização no hospital onde a vítima está internada e reuniu elementos do prontuário. A assessoria do conselho afirma que vai denunciar a profissional ao Ministério Público, por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica.
G1 Bahia
Candidatos a vereadores em Conquista tiveram de 1 a 11 votos. Confira a lista!
PF cumpre mandados em gabinete e apartamento de deputado baiano
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram, na manhã desta terça-feira (15), cinco mandados de busca e apreensão em uma operação contra desvios de recursos públicos destinados à Educação. As informações são do G1. A ação aconteceu em Salvador e na cidade de Santaluz, no interior da Bahia.
Segundo apuração da produção da TV Bahia, as decisões judiciais fazem parte da 2ª fase da Operação Santa Rota. Os mandados são cumpridos no gabinete do deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e no apartamento do parlamentar, em um condomínio de luxo, na Avenida Paralela.
Marcinho Oliveira foi vice-prefeito do município de Santaluz, entre 2017 e 2020. Também foi eleito deputado estadual para o período 2023-2027. Através de nota, o deputado informou que ficou surpreso com os mandados judiciais, porque a empresa dele, LN, nunca teve envolvimento com o contrato de transporte escolar de Santaluz.
Disse ainda que a operação não tem relação com o mandato dele como parlamentar e que confia que o “tempo brevemente trará a verdade”. De acordo com a Polícia Federal, na primeira fase da investigação, foram identificados fortes indícios de fraude à licitação realizada pelo município de Santaluz, para contratar empresa que prestaria o serviço de transporte escolar no município.
A investigação apontou o superfaturamento na execução do contrato celebrado com a empresa, além da participação e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores públicos envolvidos na contratação. Nesta segunda fase, a PF investiga o envolvimento de outras pessoas na contratação fraudulenta, entre estas, o deputado estadual Marcinho Oliveira.
Vitória da Conquista: Pai e filho morreram em acidente na BR-116
Duas pessoas da mesma família morreram após uma batida entre dois carros e uma carreta, na noite de segunda-feira (14), na BR-116, em trecho da cidade de Vitória da Conquista.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas, que eram pai e filho, foram identificadas como José Marcos, de 44 anos, e Mateus, de 7. De acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta das 21h20, no km 864, próximo da região conhecida como “Antero”.
Ainda não há informações sobre o que motivou a batida entre os veículos. Os corpos de pai e filho foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.
Comentários